Programa Cidade Jovem: Prefeitura garante novos cursos para capacitar e oferecer oportunidades de emprego à juventude

Durante a programação, também aconteceu a posse dos 56 novos membros do Conselho Municipal de Juventude

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

| Foto: Arthur Alves / PMM

A Prefeitura de Macapá lançou nesta sexta-feira (15) novos cursos que fazer parte do Programa Cidade Jovem. O projeto visa capacitar à juventude, além de cuidar de seu bem-estar mental e proporcionar oportunidades reais de emprego. Durante a programação, também aconteceu a posse dos 56 novos membros do Conselho Municipal de Juventude.

O lançamento oficial do Programa Cidade Jovem aconteceu no auditório do Senac. Ao todo, três novos cursos farão parte do projeto: Capacita Macapá; Viva bem, Jovem! e Jovem em Ação. Cada um deles foca em um aspecto específico do desenvolvimento dos munícipes na área de trabalho e no aspecto de saúde mental.

Presentes na cerimônia o Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, vereador Alexandre Azevedo, Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Raimundo Costa, Coordenadora Geral de Articulação Social da Juventude, Brunna Paolla, Coordenador Municipal da juventude, Ian Mowbray e o Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso.

Em sua fala, o prefeito destacou sua satisfação. “Esse é um momento único, fico muito feliz com esse programa e desejo que ele seja de longo sucesso. Tenho certeza de que esse projeto irá ajudar muitos jovens da nossa cidade. Hoje, também com a posse dos conselheiros, temos mais um espaço para os jovens conseguirem dialogar com a nossa gestão”.

Ian Mowbray, coordenador de Juventude, falou sobre a importância do programa para os jovens. “Sabemos o quanto é difícil para alguém em começo de carreira conseguir um espaço no mercado de trabalho. Esses novos projetos pretendem profissionalizar e desenvolver as habilidades para que a entrada no mercado de trabalho seja mais fácil”, disse o coordenador.

Novos cursos

Um dos programas é o “Jovem em Ação”. Esse projeto visa proporcionar a oportunidade de adquirir experiência profissional através de estágios oferecidos pela prefeitura. Com essa iniciativa, os jovens terão a chance de entrar no mercado de trabalho e desenvolver habilidades.

Sônia Vilhena é estagiária em uma creche municipal e conta um pouco da sua experiência. “É muito legal ter um espaço onde eu possa desenvolver, apreender na prática”.

Já o programa “Viva Bem, Jovem!” tem como foco principal oferecer apoio emocional e psicológico aos jovens. Mediante serviços de aconselhamento e suporte, o atendimento pode ser solicitado na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, localizada na Av. Felíciano Coelho – Trem.

“Capacita Macapá” terá como propósito oferecer uma variedade de cursos presenciais e online, workshops e palestras. Todos os cursos de capacitação serão divulgados na página da prefeitura.

Após a apresentação dos projetos, o secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, comentou sobre o lançamento: “Um dos grandes desafios da sociedade é incluir à juventude no mercado de trabalho. Na medida que temos projetos assim, que permitem ter uma primeira experiência de trabalho, nós damos a esses jovens uma oportunidade de avançar”, comentou o secretário.

Posse dos Conselheiros da Juventude 

O conselho serve para pensar ações e propor, aprovar, fiscalizar e garantir políticas públicas municipais para a juventude, são possibilidades para os cidadãos exercerem uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas. Na cidade, o conselho estava inativo há 10 anos.

Wesley Martins, destacou a importância do momento. “Esse conselho ajuda os jovens a terem suas necessidades ouvidas. O jovem precisa ter representatividade política”, comentou o membro do conselho.

Os conselheiros podem ser compostos pelo poder executivo e pela sociedade civil. Esse ano, a sociedade civil têm várias entidades, como juventudes de partido, a UNE e estudantes secundaristas. 

Ao todo, 28 titulares e suplentes fazem parte do conselho, são eles:

Representantes do Poder Público Titulares: Thiago de Almeida, Ramon Oliveira, Paulo Cunha, Matheus Gomes, Kelen da Silva, Ian Mowbray Junior, Davi da Cruz, Stefanie Silva, Carlos Eduardo dos Santos , Bruna da Graça, Luiz Valente , Kersia Ferreira e Kelly Tavares.

Representantes do Poder Público Suplentes: Adeilde Silva, Frank Coutinho, Braim Cardoso, Marcos Espindola, Venilto Texeira, Clodoaldo Junior, Marcelo Mateus Carvalho , Raimundo Neto, Cíntia da Sena, Daísa Leandro, Raylane Silva, Roger Perreira, Luan Brígida, Emmely Barbosa.

Representantes da Sociedade Civil Titulares: Paulo Gama, Bianca Paiva, Julianny da Seabra, Arielton da Costa, Bruno Igreja, Letícia Diniz,Lui Coelho, Adriano Santos, Ruan de Souza, Wesley  Martins, Aline Cabral, Jully Monteiro, Lucas dos Santos, João Miranda.

Representantes da Sociedade Civil Suplentes: Victor Rosa, Vitor Santos,Jader Neto,Rodrigo Alves, Bruna Carvalho, José Ferreira, Brayn Marques, Felipe Santos, Emmanoel Silva, Bianca Dutra, Antônio Filho, Derick Silva, Romário da Silva, Débora Vilhena.