Programa aborda saúde sexual reprodutiva e combate ao uso de drogas na adolescência

Alunos da Escola Municipal Josafá Aires receberam nesta segunda-feira, 23, os profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE), para um bate-papo sobre saúde sexual e reprodutiva, e combate ao uso de drogas. O foco desse trabalho é orientar os adolescentes sobre a importância de manter uma vida sexual segura e saudável e abordar os perigos do consumo de drogas lícitas e ilícitas.

 

A educação sexual ajuda os jovens a viverem a sua sexualidade com consciência e responsabilidade. Daí a importância em abordar o tema e tirar as dúvidas. “A sexualidade está presente no cotidiano deles, e é natural que queiram saber dos assuntos que ouvem falar. É péssimo quando esse jovem recebe outra pergunta como resposta, do tipo ‘Por que você quer saber sobre isso? Quem falou isso a você? A intenção é jamais deixar eles sem resposta, e dar a resposta na dose certa, estabelecendo um canal de diálogo que, certamente, é bem melhor do que repreender”, pontuou a coordenadora do PSE, Ellen Suelen.

 

Para a prevenção ao uso de drogas, o PSE busca abordar o tema sensibilizando-os sobre os riscos e perigos causados por elas.  “Entendemos que o adolescente passa por diversas transformações e mudanças de comportamentos que devem ser considerados. Para orientá-los, é necessária a integralização das áreas da educação, da saúde, de projetos culturais e, principalmente, da família, que deve estar atenta às transformações desse jovem”, concluiu Ellen.

 

O PSE tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa