Profissionais de saúde participam de capacitação sobre tuberculose

A Prefeitura de Macapá promove nesta terça, 28, e quarta-feira, 29, no auditório do Hemoap, capacitação sobre tuberculose voltada a enfermeiros, técnicos e equipes do Programa Saúde da Família. O objetivo é instruir os profissionais no reconhecimento dos sintomas, no preenchimento das notificações e encaminhamento de novos casos.

 

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Nadir Lamarão, Macapá tem avançado bastante no que diz respeito ao combate à enfermidade e hoje já alcança o sexto lugar entre as capitais brasileiras na cura da doença. “Nos últimos anos, temos conseguido, com bastante êxito, combater a tuberculose. Com profissionais capacitados para acolhimento e diagnóstico, as UBS’s estão prontas para atender esses pacientes. Com um diagnóstico rápido e a força de vontade de cada paciente, a cura dessa enfermidade fica cada vez mais fácil”.

 

A capacitação faz parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. “Este momento aqui é relevante a todos os profissionais que atuam no diagnóstico da tuberculose, acompanhamento e tratamento dos pacientes, o que otimiza e garante a efetivação da cura”, disse o médico Amadeu Antonio Vieira, representante do Ministério da Saúde. O treinamento continua nesta quarta-feira, 29, a partir das 8h.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa