Profissionais de saúde do Município concluem cursos de especialização

Aconteceu nesta segunda-feira, 27, a cerimônia de encerramento dos cursos de especialização oferecidos pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS para profissionais de saúde. A iniciativa, promovida por meio de parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, tem o objetivo de promover a integração e a disseminação do conhecimento, e o avanço de iniciativas na área da saúde pública.

 

Em Macapá, 26 servidores fizeram especializações em Regulação em Saúde no SUS, Vigilância em Saúde, Gestão da Vigilância Sanitária e Gestão da Clínica. “Essas iniciativas vêm para o nosso ganho não só enquanto gestão, mas significam um grande avanço para esses servidores que passam a agregar mais conhecimento aos seus currículos”, disse a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

A gestora de Aprendizado do Instituto Sírio-Libanês, Patrícia Leal, reforçou a importância das especializações nos serviços prestados à população. “Para nós, é muito satisfatório promover esse momento aos profissionais do Amapá, possibilitando que participem do desenvolvimento do SUS, transferindo tecnologias de gestão e de atenção úteis, para serem adaptadas pela rede pública, além de desenvolverem pesquisas de interesse do sistema”.

 

Os cursos tiveram duração de dez meses. De acordo com o representante do Ministério da Saúde, Roberto Bauer, a proposta é fazer um novo ciclo em 2018. “Conseguimos dar um salto em desenvolvimento de gestão em saúde. Agora, nossa proposta junto ao ministério será de trazer mais cursos para desenvolvermos as iniciativas na área da saúde pública”.

 

O projeto do Ministério da Saúde é realizado pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), em parceria com a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa