Repartir os conhecimentos de uma metodologia que melhora o atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Esse foi o objetivo da palestra de capacitação feita nesta sexta-feira (12) pelos servidores do Cras Esperança aos demais equipamentos vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
“A ideia é aplicar este sistema em todos os Cras, Creas e no Centro Pop, para que o trabalho seja unificado e o atendimento seja feito com a máxima eficiência”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Ferraz.
Com o objetivo de aprimorar o suporte ao usuário, a planilha feita no programa Excel utiliza filtros para acessar o cadastro individual do cidadão que procura o equipamento. É possível saber rapidamente sobre o usuário que já recebeu ou não benefícios eventuais, em qual bairro ele reside, renda per capita e outros dados.
“Observamos uma organização de trabalho aplicada no Cras Esperança, que tem o controle total dos usuários que dão entrada na rede de atendimento. Filtros como renda per capita, frequência no Cras, endereço, uma planilha detalhada e que pode ser utilizada também off-line”, explicou Antônio Costa, coordenador de planejamento da Semas e organizador da capacitação.
Para a coordenadora do Cras Felicidade, Suellem Farias, a capacitação foi muito útil e a ideia da planilha é essencial para controlar o fluxo de atendimento no Cras.
“Com certeza vamos aderir a esta modalidade de trabalho, pois conseguiremos ter um raio-x de todos os atendimentos. Dessa forma será muito mais fácil localizar o usuário e saber a real situação dele”, finalizou.
Além de profissionais dos seis Centros de Referência, participaram os servidores dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop Amizade).