Profissionais de saúde das UBSs de Macapá recebem treinamento para orientar mães sobre amamentação

Equipes conheceram técnicas para estimular o aleitamento materno; ação faz parte do projeto Amamentar.

Por Maison Brito* - Secretaria Municipal de Saúde

 Profissionais foram treinados para orientar mães nas salas de amamentação das UBSs de Macapá | Foto: Maison Brito/PMM

Cerca de 65 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passaram por treinamento para a proteção e promoção do aleitamento materno nas salas de Amamentação da Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A iniciativa faz parte do projeto Amamentar, lançado pela Prefeitura de Macapá em abril.

A sala de amamentação é uma forma de garantir e estimular a mãe sobre a importância do leite materno, principalmente, até o sexto mês de idade, e as salas também servirão de apoio às mães que passam pelo momento de aceitação das mudanças do próprio corpo e que precisam fortalecer a relação materna com o bebê.

Durante o treinamento, que aconteceu na quarta-feira (18), no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, os profissionais que irão atuar nas salas de amamentação das UBSs conheceram a Nota Tecnica nº001/2022 – SEMSA/PMM e as metodologias de amamentação segura na prática diária da Atenção Básica.

De acordo com Maiara Macedo, nutricionista da Semsa, o aleitamento materno contribui para a saúde da mulher e da criança. 

“O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, tendo tudo de que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida. A amamentação previne o câncer de mama, ajuda na recuperação da mulher e auxilia na construção da relação entre a mãe e o bebê”, destaca.

Profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram qualificados | Foto: Maison Brito/PMM

A nota da Semsa dispõe sobre a saúde da mulher e da criança, com a promoção do aleitamento como alimento de alto impacto na redução da mortalidade infantil. A iniciativa é executada no Município pela Coordenação Saúde da Mulher e Coordenação de Saúde da Criança.

“A equipe deve ter conhecimento e competência para orientar e dar apoio na sala de amamentação, pois o período inicial da amamentação pode oferecer alguns desafios para a mulher, como saber manejar o volume de leite na mama para evitar mastites, fissuras nos mamilos e possíveis dores associadas ao aleitamento”, explica a coordenadora de Saúde da Mulher, Larissa Moraes.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.