Profissionais da educação de Macapá participam de capacitação para aplicação do Sispaeap 2022

A avaliação ocorre nesta quinta-feira (10), para mais de 4 mil estudantes municipais.

Por Eduardo Belfort* - Secretaria Municipal de Educação

Durante a capacitação, os profissionais foram instruídos nos procedimentos de aplicação da prova | Foto: Rosivan dos Santos/PMM

Nesta quarta-feira (9), mais de 100 profissionais da educação participaram de uma capacitação em preparação para a prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá  (Sispaeap). A avaliação será aplicada amanhã (10), para mais de 4 mil estudantes do 2º ano da rede municipal.

Esta é a terceira vez que o exame é realizado, através de uma colaboração entre o Estado do Amapá e os municípios. A prova conta com questões de leitura, língua portuguesa e matemática. Todas as escolas municipais foram mobilizadas para realizar a avaliação, que tem como principal objetivo mensurar o desempenho educacional dos estudantes.

Durante a capacitação, os profissionais que irão aplicar a prova aprenderam os procedimentos que deverão ser seguidos durante a avaliação. Para a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Hidemar Maia, Valbia Silva, este engajamento é necessário para entender e humanizar o atendimento dos estudantes.

A professora Valbia Silva participou da capacitação | Foto: Rosivan dos Santos/PMM

“Em momentos [como a prova], a criança pode ficar ansiosa e é necessário o acolhimento do avaliador. Além disso, essa avaliação é importante para entender o que está bom e o que pode melhorar”, ressalta a professora.

A capacitação desta quarta-feira se junta a diversas ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em preparação para a avaliação, como a promoção de simulados.

Para a superintendente, Leyse Monick, a prova do Sispaeap é de grande importância para criar uma base de dados sobre a educação municipal. “Criar esse panorama da rede municipal, dos estudantes e da gestão é essencial, porque esses resultados vão incidir em políticas públicas educacionais”, destaca Monick.

Leyse Monick, superintendente da Semed | Foto: Eduardo Belfort/PMM

Além de informar índices educacionais, a avaliação do Sispaeap também influencia no repasse de recursos às escolas. As unidades que ficarem entre as 10 melhores colocações podem receber até R$ 80 mil.

A avaliação acontecerá nesta quinta-feira (9) | Foto: Rosivan dos Santos/PMM

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação