Capacitação prática começou esta semana, com todos os profissionais do centro | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM
Ao longo desta semana, os profissionais da Clínica-Escola Coração Azul participam de uma capacitação em novas metodologias de atendimento, baseadas em conceitos internacionais, utilizando recursos visuais como figuras e símbolos, para orientar a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Todos da equipe do centro passam pela formação, que conta com aulas práticas e teóricas.
A terapeuta ocupacional, Carol Beckmann, é uma das instrutoras da capacitação. Ela ressalta que o objetivo da formação é promover a autonomia e independência dos estudantes com TEA atendidos pelo centro.
“A pessoa com autismo tende a aprender melhor a partir de informações visuais. Quando a gente estrutura o ambiente para que ele se comunique com a criança, a gente tem uma maior adesão às atividades. O ensino estruturado beneficia o processo de aprendizagem em diversos níveis”, ressalta a profissional.
Carol Beckmann, instrutora da capacitação, e a terapeuta ocupacional, Bianca Saavedra | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM
A capacitação segue até esta quarta-feira (17). Todos os profissionais do centro que atuam diretamente com os estudantes participaram da formação, dos nutricionistas aos educadores físicos.
A terapeuta ocupacional da Clínica-Escola, Bianca Saavedra, foi uma das profissionais que participaram da formação e conta que o método de ensino estruturado facilita bastante a rotina, tanto do estudante quanto do clínico que o atende.
“Acredito que esse tipo de formação é muito importante para os profissionais, pois esse é um público que necessita de um olhar mais cuidadoso. Nós, profissionais da saúde, precisamos sempre nos atualizar para que possamos atender o público cada vez melhor”, relata a terapeuta.
Coração Azul
A Clínica-Escola Coração Azul é o primeiro centro educacional e ambulatorial especializado em crianças autistas da capital. A unidade conta com uma equipe multiprofissional de atendimento especializado, composta por odontólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e entre outros, garantindo a extensão da rede de proteção e acolhimento no contraturno escolar.
O centro atende cerca de 200 crianças de todos os níveis escolares ofertados pela rede municipal, do maternal ao 5° ano. O critério utilizado para a seleção foi a maior situação de vulnerabilidade.
Método de ensino estruturado utiliza recursos visuais para atender as crianças com TEA | Fotos: Ingra Tadaiesky/PMM
*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.