Professores participam de seminário sobre violação de direitos

Professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram do seminário “Violação de Direitos”, promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (Amatra). O evento aconteceu nesta sexta-feira, 5, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), e faz parte da primeira etapa do Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania.

 

O objetivo do curso é transformar educadores em agentes multiplicadores de conhecimento e difundir aos alunos do ensino fundamental noções básicas dos direitos fundamentais, do trabalho e de cidadania. Ele é dividido em quatro etapas, que devem acontecer em junho, agosto e setembro.

 

A segunda fase consistirá em uma caravana, formada de juízes do Trabalho, os quais percorrerão as escolas para tirar dúvidas dos estudantes sobre o aprendizado que absorveram até o momento. Na terceira fase, os alunos farão uma visita supervisionada ao Fórum do Trabalho de Macapá, para conhecer, na prática, o funcionamento do direito. Na última etapa, os jovens aprendizes mostrarão o que aprenderam por meio de atividades culturais, com data e local a serem definidos.

 

O secretário municipal de Educação, Moisés Pereira, representou o prefeito Clécio Luís e destacou a importância do aprendizado do direito no currículo escolar. “Iniciativas como esta enriquecem a educação de crianças e adolescentes, por estarem em formação. Logo, este é o melhor momento para assimilarem seus direitos e deveres”.

 

Participaram da mesa de abertura do seminário o presidente da Amatra, o juiz Pedro Tourinho Tupinambá; a coordenadora do Programa de Formação de Multiplicadores, Milena Soares e a vice-coordenadora Odaíse Martins.

 

Júnior Nery

Assessor de comunicação/PMM