Professores do ensino fundamental do município recebem formação do Programa Educa Macapá

Capacitação acontece nos dias 16, 17 e 18 de abril e trata do fortalecimento da rotina didática em sala de aula, alcançando mais de 800 educadores

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Formação aborda o fortalecimento da rotina didática em sala de aula | Foto: Jesiel Braga /PMM

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nos dias 16, 17 e 18 de abril, formação continuada do programa Educa Macapá com o Tema “Fortalecimento da rotina didática em sala de aula” para professores do ensino fundamental do 1º ao 5º ano, das escolas municipais da capital.

O evento acontece numa faculdade na Zona Sul de Macapá, com a logística necessária para receber bem, os mais de 800 professores que devem passar pela formação.

Adriana Leal, articuladora do Educa Macapá, ressaltou a necessidade da formação continuada para o desenvolvimento da educação. “Esta é a segunda formação para professores, deste ano. Ela foi planejada para fortalecer as práticas de ensino em sala de aula, com foco na alfabetização dos alunos”, enfatizou a articuladora.

Segundo Adriana, a capacitação tem carga horária de 4 horas e acontece no contraturno das aulas para cada turma de professores, de forma a não prejudicar o calendário letivo das escolas.  

O objetivo da formação é promover um processo contínuo de conhecimentos, proporcionando aos profissionais o aprimoramento de suas práticas pedagógicas, por meio da utilização de dinâmicas e ludicidade. Os livros de Língua Portuguesa e Matemática, fornecidos pelo Educa Macapá são interdisciplinares, e um dos principais instrumentos de alfabetização utilizados em sala de aula.

Monick França, subsecretária de gestão educacional, salientou a importância dos professores na participação das formações do programa. “Tudo que acontece nesses momentos formativos demandam tempo e muito trabalho para que tudo saia a contento, então é muito importante a presença de todos, para que seja possível alcançar o objetivo comum que é o avanço na educação”, evidenciou a subsecretária.

A professora Maria Luzia Castelo, 63 anos, da Escola Municipal Ilha da Croa da Pedreira, no Distrito de Carapanatuba, destacou que especialmente, para os professores do campo, a formação se faz necessária. “A capacitação nos dá o suporte que não temos lá no campo, de forma presencial. Essa troca com outros professores e com os formadores nos permite avançar com ideias e estratégias adequadas para o alcance dos resultados que almejamos para os nossos alunos”, explicou a professora.

O evento é uma realização da Semed por meio do Programa Educa Macapá, com apoio da Prefeitura.

Sobre o Educa Macapá

O Educa Macapá é o maior programa de alfabetização do município de Macapá, cujo principal objetivo é alfabetizar as crianças na idade certa. Criado em 2021 pela Prefeitura de Macapá com o intuito de fortalecer todas as áreas da Educação municipal após o período de ensino remoto. A iniciativa é realizada em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC), sediada no estado do Ceará.

| Fotos: Jesiel Braga /PMM