Professores da rede municipal participam de capacitação do Programa Saber Saúde

O encontro aconteceu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, no turno da manhã e tarde.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Capacitação aconteceu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Professores da rede municipal de educação participaram nesta sexta-feira (6) de uma capacitação do Programa Saber Saúde: prevenção ao tabagismo e outros fatores de risco de câncer. A iniciativa buscou orientar os profissionais com estratégias de enfrentamento a prática do fumo, seja de forma passiva ou ativa, na educação de crianças e adolescentes, visando a disseminação da informação dentro de casa para os pais e responsáveis.

O encontro aconteceu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, no turno da manhã e tarde. A capacitação também faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e objetiva habilitar os professores no assunto para serem multiplicadores dentro das salas de aula. A capacitação envolveu, aproximadamente, 20 profissionais da educação municipal e faz parte das ações integradas entre Prefeitura de Macapá e Governo do Estado.

Professor Marlon Pontes da Escola Municipal Roraima participando do encontro | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Marlon Pontes dos Santos, professor da Escola Municipal Roraima, destaca à importância de estimular nas crianças hábitos saudáveis e torná-las proliferadores de informação. “É interessante a influência que as crianças têm sobre os pais, principalmente, quando eles chamam nossa atenção. Então, através dessa qualificação vamos passar para elas orientações de como conversar com os mais velhos, prevenir sobre o tabagismo e ensina-los a importância da alimentação saudável”, comenta o educador.

A Capacitação do Programa Saber Saúde – Prevenção do Tabagismo e de Outros Fatores de Risco de Câncer, tem o propósito de formar professores da rede municipal de ensino para que possam abordar, dentro da discipina, o tabagismo e outras temáticas relevantes.

“Sabemos que o tabagismo é um grande problema de saúde pública, por isso precisamos trabalhar na prevenção. A criança é uma excelente multiplicadora, pois começa desde pequena a ter senso crítico. Hoje estamos com os profissionais para discutir e ensinar como deve ser feita a abordagem dentro da sala de aula”, explica a psicóloga da rede estadual, Assunção Rocha.