Proaves: produtores do Assentamento Raimundo Osmar Ribeiro recebem incentivo da Prefeitura para criação de aves

Ação faz parte do plano municipal de desenvolvimento da avicultura em Macapá

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Produtores do Assentamento Raimundo Osmar Ribeiro foram beneficiados com a terceira etapa do programa Proaves. Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura entregou 2 mil aves para 20 famílias moradoras da região. A iniciativa gera renda e promove o crescimento do setor de avicultura local.

São 100 aves para cada um dos 20 produtores familiares do Assentamento. Além disso, as famílias também receberam materiais e insumos essenciais para um período de 60 dias, o estágio final de produção das aves.

Segundo o Prefeito Dr. Furlan, por meio do programa, o setor primário é amplificado, promovendo políticas de estímulo à produção alimentar e gerando renda para os produtores de Macapá.

“A criação de aves de corte é a atividade pecuária de maior alcance socioeconômico. Através desta entrega aos produtores locais, proporcionamos a oportunidade de estabelecerem suas próprias fontes de renda”, ressalta.

Lerci da Silva, que atua como produtora na comunidade há cinco anos, enxerga a iniciativa como uma oportunidade para expandir sua atividade de criação e, como resultado, aumentar sua renda.

“Eu trabalho com a criação de aves há três anos, mas não tinha condições de aumentar a produção. Essa doação marca o começo de um novo ciclo e estou confiante de que vou aumentar minha renda”, disse.

Proaves

A gestão municipal beneficia 200 famílias agrícolas com a doação de 20 mil aves distribuídas em 10 etapas. Cada unidade familiar contemplada recebe a doação de materiais e insumos suficientes para a criação de 100 aves, durante 60 dias, são eles: 100 pintos caipiras, ração para frango de corte, vacinas e outros medicamentos avícolas, comedouro tubular, bebedouros de rosca.

As famílias beneficiadas pelo programa Proaves foram contempladas através do edital n° 001/2023 – Semag/PMM. A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), coordena o Programa e é responsável por orientar as famílias contempladas.

“É importante que o produtor tenha o acompanhamento técnico dos profissionais da Semag, para que ele possa produzir com muita qualidade, responsabilidade e com tempo hábil. Estamos fortalecendo a agricultura familiar do nosso município”, destaca Eduardo Fleury, secretário municipal de Agricultura.

Até o momento, as três etapas entregues beneficiaram 60 famílias, com a doação de 300 aves. Produtores das localidades Vila Esperança, situada no Km9, e da região do Maruanum foram os primeiros beneficiados, e agora a iniciativa se estendeu aos produtores do Assentamento Raimundo Osmar Ribeiro.

Confira mais fotos