Primeiro dia de multivacinação tem procura significativa em UBS’s de Macapá

Iniciou na segunda-feira, 19, mais uma edição da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças menores de 5 anos e entre 9 e 15 anos. Durante o primeiro dia de campanha a procura foi significativa, sendo maior no grupo de menores de cinco anos de idade. Para essa faixa etária são ofertadas onze vacinas como BCG, Hepatites A e B, tríplice viral, tetra viral, febre amarela e poliomielite.

Já para crianças entre 9 e 15 anos são disponíveis as vacinas contra difteria e tétano, febre amarela, Hepatite B, HPV e tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. A campanha contribui na redução da incidência das doenças imunopreveníveis e mantêm eliminadas ou erradicadas doenças como a poliomielite.

 

Neste ano, o Ministério da Saúde (MS) incluiu os adolescentes na campanha por ser um dos grupos prioritários que mais apresentam resistência a se vacinar. Segundo o MS, com a campanha serão atualizadas 14 vacinas no público-alvo. Elas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Macapá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O dia D da mobilização nacional será no sábado, 24 de setembro, mas a campanha continua até 30 de setembro. 

Jamile Moreira/Asscom Semsa