“Prevenir a saúde é me tranquilizar com qualidade de vida”, diz paciente na Carreta da Mulher

Unidade leva serviços básicos de saúde e exames específicos voltados ao público feminino.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

A aposentada Ana Rosa, 75 anos, procurou o atendimento para conferir como está a saúde  | Foto: Maison Brito/PMM

Nesta segunda-feira (21), a Unidade Móvel Saúde da Mulher passou a ofertar serviços de saúde no bairro Laguinho. A Carreta da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está estacionada na Avenida José Antônio Siqueira, ao lado do Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos (CCNA). A unidade permanecerá no local por 3 meses.

A aposentada Ana Rosa, de 75 anos, moradora do bairro, disse que a iniciativa é muito importante, ela procurou a unidade para realizar o exame de PCCU e fazer um checkup da saúde. “A Carreta da Mulher é essencial para nós mulheres fazermos nossos exames com comodidade. Pois prevenir a saúde é me tranquilizar com qualidade de vida, e a Carreta está trazendo a saúde até nós”, comenta.

Neste ano, a unidade já passou por 4 outros bairros de Macapá  | Foto: Maison Brito/PMM

Consultas ginecológicas, PCCU, inserção do DIU, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Ultrassonografia transvaginal, tireóide e das mamas são ofertados no local.

O agendamento para consultas médicas é realizado toda segunda-feira, ultrassonografia é todas sexta-feira, mediante solicitação médica para o exame.

Para ter acesso aos atendimentos de PCCU e testes rápidos, é necessário levar originais do Cartão do SUS, RG e CPF. Já o exame de ultrassonografia, é necessário ter encaminhamento médico.