‘Prevenção é o melhor caminho’, diz dona de casa em ação de saúde na universidade estadual

Atendimentos abrangem todas as idades e a finalidade é conscientizá-las sobre à importância do autocuidado.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Ação aconteceu na Universidade Estadual do Amapá (UEAP) | Foto: Abel Neto/PMM

Desde o início de março, várias atividades em alusão ao mês da mulher estão sendo executadas pela Prefeitura de Macapá, na programação ‘Elas em Movimento’. As ações abrangem todas as idades do público feminino e a finalidade é conscientizá-las sobre à importância do autocuidado.

Nesta quarta-feira (23), a ação aconteceu por meio de parceira entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Secretaria da Saúde (Sesa) e a Universidade Estadual do Amapá (UEAP), onde a atividade foi executada.

Palestras, atendimentos de saúde, vacinas, roda de conversa, serviços de beleza e massagem relaxante fazem parte da programação. Através desses serviços é possível alcançar diversos públicos diferentes e orientar a sociedade sobre a importância de um diagnóstico precoce de doenças que podem ser tratadas, ou até evitá-las.

Penehto Waiana Apalai, esteve na ação para receber o imunizante contra a Covid-19 | Foto: Abel Neto/PMM

Para dona de casa, Penehto Waiana Apalai, de 25 anos, essa foi uma oportunidade de tomar a segunda dose do imunizante contra a Covid-19, além de participar de palestras sobre prevenção de IST.

“Vim só para tomar a vacina, mas aproveitei e assisti um pouco sobre como cuidar da saúde e prevenir doenças sexualmente transmissíveis. A prevenção é o melhor caminho”, comenta.

Além das ações em Macapá, a prefeitura também executa atividades de saúde nos distritos. “Uma das principais metas para esse ano é intensificar o número de mulheres atendidas com exame de PCCU, pré-natal e consultas que devem fazer parte da rotina de cuidados em todas as fases da vida”, destaca a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.

Em Macapá, a rede municipal oferta atendimentos voltados ao público feminino, assim como, disponibiliza carretas itinerantes que realizam exames de mamografia e coleta de PCCU gratuitamente.

Palestra sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis | Foto: Abel Neto/PMM