Prefeituras de Macapá e Pedra Branca trocam experiências sobre municipalização da iluminação pública

O secretário especial de Iluminação Pública, Claudiomar Rosa e a prefeita do município de Pedra Branca do Amapari, Beth Pelaes, reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 17, com o objetivo de trocar ideias, impressões e experiências sobre a municipalização da iluminação pública. O Município de Macapá assumiu o serviço depois da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado do Amapá (MP/AP), no dia 10 de março de 2017, que transferiu o serviço da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) à prefeitura. O lançamento do programa Macapaluz aconteceu em maio do mesmo ano.

Claudiomar destacou que o tema é pertinente para o momento em que a capital hoje serve de modelo nesse aspecto. “Estamos organizando uma viagem até Pedra Branca, juntamente com o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida, para também levar nossa experiência na área de saneamento e manutenção urbanística, pois essa é uma orientação do prefeito Clécio, que é de darmos apoio às outras prefeituras”.

 

“Agradeço a atenção da Prefeitura de Macapá e o município de Pedra Branca já se organiza para a modernização da iluminação pública. Como vejo que a gestão do prefeito Clécio está sempre avançando, viemos justamente trocar informações sobre esse tema e a gestão pública como todo”, ressaltou a prefeitura Beth Pelaes.

 

Os municípios ficam responsáveis pela manutenção do relé fotoelétrico (permite o acendimento automático da lâmpada), braço, reator, cúpula ou luminária, soquete e lâmpada. Em caso de reclamação sobre a manutenção da iluminação pública, como poste com lâmpada acesa durante o dia, apagada ou queimada à noite, e expansão dos pontos de iluminação, a população pode entrar em contato com a secretaria pelo contato 99970-3923.

 

Cliver Campos

Assessor de comunicação/Macapaluz