Prefeitura vacina meninas e meninos contra o HPV nas UBSs de Macapá

Imunização é gratuita e previne o câncer de colo de útero

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Vacina está disponível em todas as UBSs do município para meninas e meninos, de 9 a 14 anos | Foto: Arquivo/PMM

A Prefeitura de Macapá está vacinando meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos contra o papilomavírus humano (HPV). A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde executa o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Para se vacinar, é preciso apresentar o cartão de vacinação, cartão do SUS e documento de identificação.

Vacina faz parte do calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) e é do tipo quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV.

A vacinação contra o HPV é uma das medidas de prevenção contra a infecção, que afeta tanto homens quanto mulheres.

A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde ressalta a importância da vacinação contra o HPV, que pode prevenir o câncer de colo de útero, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil.

O público-alvo deve tomar duas doses da vacina para completar o esquema vacinal, com um intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose.

Para receber o imunizante, basta o responsável pela criança procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência munido de cartão de vacinação, cartão do SUS e documento de identificação.