Prefeitura revitaliza passarelas da Passagem Municipalista, no Buritizal

Os moradores da Passagem Municipalista renovaram as esperanças de dias melhores na comunidade, a partir desta segunda-feira, 6. Pelo menos para a moradora Pâmela Ferreira, de 20 anos, que falou entusiasmada ao ver, na porta da sua casa, a finalização da primeira das três passarelas de madeiras que começam a ser revitalizadas pela Prefeitura de Macapá.

 

“Moro aqui há tanto tempo, que nem recordo quando foi a última vez que arrumaram essa passarela. Isso aqui estava horrível. Quando chovia, alagava tudo. A minha filha [3 anos] já até se afogou”, relatou a moradora, que divide a humilde residência com mais onze pessoas.

 

Ao todo, 38 famílias serão beneficiadas com a reforma das passarelas que, juntas, totalizam 140 metros de ponte de madeira e chega à comunidade como mais uma promessa cumprida de campanha do prefeito Clécio Luís. Para o líder comunitário, o senhor Raimundo Ferreira, a revitalização proporcionará uma mudança na vida dos moradores. “Em épocas de chuva, todo ‘mundo’ que passava por aqui se molhava, se sujava, caía. Agora, as coisas vão mudar”.

 

Em uma simples cerimônia para entrega da primeira passarela, revitalizada pelas mãos da própria comunidade, Clécio falou do esforço que a gestão tem feito para “arrumar a casa” (em termos financeiros) e garantir que obras como essas possam também transformar a vida de milhares de outros moradores da capital. “Hoje, podemos chegar a Brasília e pedir dinheiro da bancada federal e programas da União para ajudar Macapá a crescer. Temos quase oito milhões em emendas para esse tipo de obra, mesmo assim, ainda não será suficiente”.

 

Clécio ressaltou que essa obra é uma realização fruto de um trabalho em conjunto com a comunidade e aproveitou para pedir uma espécie de contrapartida dos moradores. “Quero o apoio de vocês para que mantenham a nossa cidade limpa. Se todos fizerem a sua parte, Macapá sairá ganhando. Cuidem dos seus quintais e da frente de suas casas. Isso já será grande coisa”, incentivou.

 

Com essas passarelas revitalizadas, a prefeitura alcança o total de quatro áreas periféricas que também já foram beneficiadas com esse mesmo serviço, somente este ano. Uma delas, entregue em janeiro à comunidade da zona sul, foi fruto de doação de madeiras pelo deputado estadual Paulo Lemos à Prefeitura de Macapá. Isso possibilitou a interligação dos bairros Zerão e Universidade.

 

“Damos a madeira e a comunidade apoia com trabalho. Esse é um serviço integrado que vale muito a pena”, considerou Clécio Luís. As madeiras da Travessa Municipalista foi entregue à população pelo Município, advindas de apreensão do Ibama. Após solicitação formal da comunidade à instituição, por intermédio da prefeitura, tornou-se possível a revitalização na área.

 

Júnior Nery

Assessor de comunicação/PMM