Prefeitura renova convênio com Diocese para serviços educacionais em áreas periféricas de Macapá

A parceria estabelece a concessão de servidores da Semed para atuação nos Centros Educacionais da Diocese, beneficiando diretamente mais de 900 crianças macapaenses.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Foto: Adevaldo Cunha

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, renovou o convênio com a Diocese de Macapá para a manutenção do funcionamento de Centros Educacionais em áreas periféricas da capital. Essas unidades ofertam serviços da Educação Infantil e atendem este ano 963 estudantes em turmas do maternal e do 1° e 2° períodos da pré-escola.

A assinatura do termo de cooperação entre as duas entidades aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), na sala de reuniões da Prefeitura. A solenidade contou com a presença do bispo diocesano Dom Pedro José Conti, do secretário municipal de Educação, Edielson Silva, e alguns membros das Obras Sociais da Igreja Católica no Amapá.

“Este ano a nossa gestão executou diversas ações em busca de uma Educação de excelência. Avançamos muito e queremos avançar muito mais. Por isso me sinto muito feliz de poder renovar esse convênio com a Diocese e aproximar a metodologia aplicada dentro dos centros com a da rede municipal de ensino”, disse o prefeito.

A cooperação possui validade de dois anos, prorrogável por mais dois, e estabelece a concessão de servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para execução dos serviços de merendeira, servente, professores do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também serão cedidos auxiliares administrativos, secretários, agentes de portaria e monitora.

“Esse convênio traz benefícios pra todos os envolvidos. Ganha a Diocese, pelo apoio que o município se compromete a fornecer, ganha o município, pois isso reduz o tempo de resposta aos anseios da população por mais escolas, e ganham os estudantes também com a oportunidade de estudarem em uma escola perto das suas casas”, explicou o secretário Edielson Silva.

Ao todo, três Centros Educacionais serão beneficiados, são eles: Carmela Bonassi, Nossa Senhora de Nazaré e Maria Imaculada , localizados nos bairros Marabaixo, Universidade e Jardim Felicidade, respectivamente.

“Essa colaboração impacta de forma positiva a população dessas localidades e eles se sentem felizes. A Campanha da Fraternidade desse ano será sobre a Educação e por isso me alegro com o interesse do município em buscar meios para melhorar essa área. Hoje é um dia de grande alegria”, agradeceu Dom Pedro.

A parceria prevê a utilização das instalações, equipamentos e mobiliários dessas unidades para a prestação do serviço educacional para população de locais onde não há a presença de um prédio escolar da prefeitura.

“A gente acredita que a Educação é o melhor caminho para a transformação social. Esse reforço possibilitado pela Prefeitura no atendimento educacional de crianças em fase da Educação Infantil nos enche de orgulho”, salientou o coordenador de Planejamento e Gestão da Semed, Rodrigo Gomes.