Prefeitura reinaugura creche Wanda da Cruz para beneficiar mais de 100 famílias

Agora, a creche volta a funcionar após seis meses, devido às más condições do prédio.

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Em 2023, dez creches municipais estarão em funcionamento | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Dando continuidade à revitalização histórica das escolas municipais, nesta terça-feira (3) a Prefeitura de Macapá reinaugurou a Creche Wanda Cruz, localizada no bairro Brasil Novo. As aulas da instituição foram suspensas há seis meses devido às más condições estruturais e agora voltam a beneficiar mais de 100 famílias.

A obra contemplou nova fachada, adequação das janelas, troca do telhado, encanação, novos banheiros, pintura interna e externa e substituição da fiação elétrica. A grande novidade da reforma também foi a construção de um parquinho infantil para as crianças da unidade.

Na ocasião, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ressaltou a importância das creches como uma política pública que beneficia não só o estudante, que desenvolve suas habilidades no espaço, mas toda a família, pois dá condições para pais e mães trabalharem.

“Estamos iniciando o ano já com uma inauguração. Começamos a gestão com apenas duas creches funcionando, e hoje temos dez unidades. Isso fez com que o número de vagas aumentasse em mais de mil. No primeiro semestre de 2023, ainda vamos inaugurar creches nos bairros Universidade e Sol Nascente”, ressaltou o chefe do executivo municipal.

Foram investidos R$ 518.275 mil na reforma da Creche Wanda Cruz, com verbas do Tesouro Municipal e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

De acordo com a diretora da unidade, Cleidiane Santos, a reforma representa o compromisso com a qualidade de ensino das crianças da cidade. “A creche não estava em condições para atender os estudantes. O principal problema era hidráulico, com várias infiltrações. Agora conseguimos um espaço adequado para continuar nosso trabalho”, conta. 

A diretora da creche, Cleidiane Santos, acompanhou de perto a trajetória do espaço | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

A creche Wanda Cruz atende cerca de 100 crianças de até 3 anos. A inauguração aconteceu no primeiro dia do período de solicitação de matrícula das creches municipais. Mais de mil vagas estão disponíveis em doze unidades de Macapá, com um processo que ocorre de forma online e presencial.

“Essa creche era muito esperada pela comunidade. Cada obra que entregamos representa mais qualidade e conforto para a população de Macapá. Esta é a entrega mais recente de um esforço de revitalização histórico”, relembrou o subsecretário de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Abraão Alves.

Além da comunidade escolar, o evento contou com a presença de representantes da comunidade, gestores municipais e os vereadores Alexandre Azevedo, Caetano Bentes e Edinoelson Careca.