Prefeitura reforça pontos itinerantes de vacinação no feriado de Cabralzinho

Imunizantes ofertados foram contra a Influenza e Covid-19 adulto e infantil

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Pontos itinerantes desta segunda-feira (15) foram no Macapá Shopping e Praça Veiga Cabral | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Nesta segunda-feira (15), feriado de Cabralzinho, dois pontos itinerantes de vacinação foram disponibilizados pela Prefeitura de Macapá à população: a Praça Veiga Cabral e o Macapá Shopping. Em ação conjunta, as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Vigilância em Saúde (SMVS) ofereceram, durante 15 horas, imunizantes contra a Influenza e Covid-19 adulto e infantil.

Nos dois pontos, chamou atenção a alta quantidade de pessoas que buscaram se vacinar. Foi o caso do representante de vendas, Cleuton Castelo, pai do Pedro Castelo, 2. Para ele, imunizar o filho foi gratificante. 

“É primordial e dá um alívio porque protege as crianças dessa síndrome que estamos enfrentando e também da Covid. Aconselho que os pais procurem os postos para vacinar os filhos e, assim, evitar doenças e outras situações”.

Quase toda a família da merendeira Estela Santos estava com o esquema vacinal em dia. Faltava apenas a filha Maria Micaela, 4 anos, receber as doses de Influenza e Covid-19. Na Veiga Cabral, a mãe aproveitou a oportunidade e descreveu o momento. “Tive perdas na família e trouxe minha filha pela questão da prevenção. Agora sim a caderneta da família está completa”.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Gilmar Domingues, “a Prefeitura de Macapá atua de forma enfática para que a população receba o imunizante contra a Covid-19 e a Influenza. A saúde é prioridade na gestão e continuamos trabalhando para evitar o agravamento do surto de gripe”.

A intensificação dos pontos itinerantes ocorreu após uma reunião realizada no último sábado (13), em que o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, o governador do Amapá, Clécio Luís, e prefeitos de outros municípios do Estado reuniram-se para discutirem medidas de enfrentamento ao aumento de notificações de síndromes gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave no público infantil. O Governo do Estado decretou Estado de Emergência em saúde pública.

Diante da situação, Macapá ampliou, desde sábado (13), o público para a vacinação contra a gripe. Todas as pessoas acima dos seis meses e sem comorbidades podem se imunizar.

A secretária de Saúde, Érica Aymoré, ressalta que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com salas de vacina que funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Reunião de alinhamento

Os secretários Érica Aymoré e Gilmar Domingues participaram de reunião no Conselho Municipal de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (Cosems) no domingo (14). O assunto debatido foi a discussão de propostas e encaminhamentos realizados para evitar a morte de crianças internadas, vítimas do surto gripal e da síndrome respiratória aguda grave.

Com a participação de integrantes do Estado e do Ministério da Saúde, por meio do Centro de Informações em Vigilância em Saúde, a Prefeitura reforçou a intensificação das vacinas para todos os públicos, principalmente às crianças menores de seis meses e maiores de seis anos.