Prefeitura realiza testagem rápida de malária em moradores de área ocupada na zona norte da capital

A atividade segue nos dias 24, 29 e 31 de dezembro.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Nesta quarta-feira (22) a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Coordenação de Vigilância em Saúde, iniciou as ações de intensificação de combate ao vetor da malária. A atividade segue nos dias 24, 29 e 31 de dezembro.

A área de ocupação irregular fica localizada no bairro Infraero II e as atividades seguem ainda no Terminal Rodoviário de Macapá. “Estamos concentrando os agentes em dois pontos justamente para fazer o bloqueio nas áreas que apresentam maior índice com a presença do vetor”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira.

A atividade conta com 18 agentes e as equipes trabalham na educação em saúde e atividades de detecção ativa, notificação, teste rápido de malária, tratamento imediato com entrega de medicamentos para moradores com teste positivo e borrifação intradomiciliar.

Em 2020, Macapá apresentou 662 casos positivos da doença. Em 2021 o município registrou 532 exames positivos, deste total 145 casos autóctones – que significa que a pessoa contraiu a doença no ambiente em que reside.

Doença da Febre amarela

A malária é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo protozoário do gênero Plasmodium. Os principais sintomas da doença são:

Febre alta; suores e calafrios; dor de cabeça forte; náuseas e vômitos; dor muscular em todo o corpo; fraqueza e cansaço constante; pele e olhos amarelados. Os sintomas surgem entre 8 a 14 dias após a transmissão.

Em caso de suspeita, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a direcionar-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.