Prefeitura realiza censo para mapear a população de animais de estimação em Macapá

O cadastro on-line é parte do projeto de governo que avança com políticas públicas voltadas à esta causa na capital.

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia nesta terça-feira (7) o Censo Animal, que vai mapear a população de animais de estimação na capital e embasar as ações futuras de saúde pública, como campanhas de castração e vacinação em massa. Também serão mapeadas as Organizações Não Governamentais (ONGs) que trabalham com resgate e abrigo de animais de rua. 

O censo está disponível no site da prefeitura e o cadastro permanecerá aberto ininterruptamente. O objetivo é quantificar os grupos aptos às políticas públicas que serão desenvolvidas pela gestão. Os dados obtidos servirão, por exemplo, como base para o planejamento das ações do Castramóvel na capital. 

“Vamos iniciar os serviços de castração, já temos orçamento do Tesouro Municipal para isso, mas é uma iniciativa pioneira, que precisa ser planejada. Abrimos o censo hoje e nas próximas semanas começamos a mensurar qual a população animal existente e apta para ser alcançada. Os dados serão atualizados periodicamente e as ações seguirão essas atualizações”, explicou o subsecretário municipal de Governo, Ivo Melo. 

Mapeamento 
Para acessar o cadastro, pessoas físicas e jurídicas devem se registrar pelo link http://censoanimal.macapa.ap.gov.br/login. Segundo a Semsa, a demanda reprimida de castração das ONGs será priorizada. Pessoas físicas também poderão ter acesso ao serviço de castração gratuita desde que se encaixem nos critérios do CadÚnico e possuam um Número de Identificação Social (NIS). 

Os dados fornecidos no momento do censo são referentes ao tutor ou entidade responsável pelos cães e gatos mencionados. Não há limites de inserção de animais no sistema e todas as informações serão confirmadas em ações presenciais futuras. 

“As políticas de saúde para a causa animal começam de fato a ser implementadas agora em Macapá. Pedimos que tutores e ONGs participem do nosso cadastro, o primeiro passo é o censo”, ressaltou Kleverton Siqueira, subsecretário municipal de Vigilância em Saúde. 

Causa 
No último sábado (4), foi inaugurada em Macapá a primeira praça pública voltada à recreação animal. A Praça Pet foi construída pela Prefeitura de Macapá, com recursos destinados pelo deputado federal Vinícius Gurgel (PL).

Além da praça e do censo, iniciam nas próximas semanas os serviços do Castramóvel, adquirido pelo município com emenda do deputado federal André Abdon (PP). Os veículos foram equipados pela atual gestão e são administrados pela Semsa. 

“A saúde pública é ampla e neste momento voltamos nosso olhar para a causa animal, para o controle dessa população e para garantia de bem-estar para tutores e bichinhos. Retomamos a campanha contra a raiva, já vacinamos mais de 40 mil pets só este ano e as ações dessa frente de trabalho continuam na cidade. Agora, avançaremos com as castrações gratuitas e contamos com a colaboração de todos para esta missão que começa com o censo”, concluiu a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg. 

Secretaria Municipal de Comunicação Social