Prefeitura realiza ação para pais de crianças autistas no conjunto Macapaba

Ação segue durante todo o mês de setembro com as palestras e atendimento multiprofissionais

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Taiane Ferreira e seu filho Theo | Foto: Arthur Alves/ PMM

Nesta sexta-feira (1), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amor, junto com a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), realizou a ação TEAPOIA que tem o objetivo de informar sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA). O evento contou com palestras multiprofissionais sobre o TEA. A ação aconteceu no Conjunto Habitacional Macapaba e segue até 27 de outubro.

Também foram oferecidos serviços socioassistenciais como cadastro único, solicitação de benefícios  e atendimento psicossocial. Além disso, a ação proporcionou oficinas profissionalizantes de corte de cabelo, maquiagem, tranças e henna para os cuidadores das crianças com TEA.

Suelen Smith, Psicóloga do Cras Amor, fala o objetivo da ação. “A ação trás informações sobre saúde com profissionais adequados para que possamos auxiliar e também capacitar os pais para ajudar os filhos em casa, ensinando eles a como trabalhar a parte motora, estimular a linguagem e a seletividade alimentar”, declarou a psicóloga.

Cristieli Tavares é pedagoga e faz parte do grupo “Macapaba eu te amo” e explicou a finalidade do grupo.

“Nós moramos no Macapaba e criamos esse grupo com o intuito de ajudar, junto com a associação de autismo, os moradores que não tem recurso para ir atrás de médicos e promover um momento de lazer para estas crianças”, conta a pedagoga.

Ação tem suporte de equipe composta por médicos, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos.

Taine Ferreira, mãe do Theo, diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e TEA, ressalta a importância da ação. “Essa ação é importante para a gente regulamentar as nossas documentações e aprender”, afirma.

Elizama Saldanha, mãe do menino Samuel, falou sobre a importância de encontra profissionais para ajudar seus filhos.

“É de extrema importância essa ação que esta acontecendo aqui hoje. Só nós, mães de autistas, sabemos das nossas dificuldades de encontrar um profissional e vagas para as áreas oferecidas aqui”.

A ação segue durante todo o mês de setembro com as palestras que orientam os pais com o aprendizado de técnicas para o melhor desenvolvimento de seus filhos, bem como oficinas profissionalizantes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

06/09 – Oficina com o fonoaudiólogo

14/09 – Oficina Profissionalizante de corte de cabelo

21/09 – Oficina: Comunicações alternativas terapeuta ocupacional

28/09 – Oficina Profissionalizante : Maquiagem e cílios 

05/10 – Oficina com nutricionistas 

11/10 – Oficina Profissionalizante: Tranças 

19/10 – Oficina com Psicólogo

26/10 – Oficina Profissionalizante: Henna

27/10 – Encerramento 

Confira mais fotos