Prefeitura realiza 1° simulado unificado da prova do Saeb nas turmas do 5° ano da rede municipal de ensino

Foi a primeira vez que o questionário feito seguindo o mesmo padrão da prova nacional, que foi aplicado de forma simultânea e coordenada.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira (5) um simulado unificado da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental das zonas urbanas e rurais da capital. Os mais de 4 mil estudantes das turmas do 5° ano da rede municipal de ensino foram às escolas para resolver questões de português e matemática.

Foi a primeira vez que o questionário feito seguindo o mesmo padrão da prova nacional, que foi aplicado na rede municipal de ensino de forma simultânea e coordenada.

A iniciativa é uma maneira de realizar o mapeamento do nível de aprendizagem de cada estudante e traçar estratégias eficazes de ensino para que os alunos adquiram conhecimento e consigam ter um bom desempenho durante a prova do Saeb, que será realizada pelo Ministério da Educação (MEC) no final do ano em todo o país.

“Através dos resultados dessa prova, nos próximos dias teremos um termômetro de como está o nível de aprendizagem desses estudantes e assim cada professor saberá o que reforçar dentro da sala de aula para que os alunos consigam aprender”, afirmou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) obtidos em 2019, Macapá está em 23° lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com a nota 5,0, em comparação com as outras capitais do país.

“Nós queremos mudar essa realidade. Sabemos que a pandemia trouxe ainda mais desafios, porém o trabalho para melhorar o desempenho escolar dos nossos estudantes acontece de forma incansável por todos os atores envolvidos no processo de ensino”, destacou o secretário.

Ao todo são duas provas com questões elaboradas no mesmo padrão da prova do Saeb. A segunda aplicação será no dia 29 de outubro.

As escolas também poderão contar com a equipe de psicólogos da Semed para realizar serviços de apoio emocional aos estudantes, contribuindo para que os alunos façam as provas de uma maneira mais tranquila.