Prefeitura promove atividades físicas para público da terceira idade

Envelhecer com saúde significa habituar-se a uma rotina que inclui alimentação, exames de rotina e a prática de atividades físicas diárias.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

As atividades são executadas por meio da Secretária Municipal de Saúde, para participar o idoso precisa do encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), no qual será solicitado exames de rotina, garantindo a segurança para pratica de exercícios.

Atualmente existem 17 grupos de educadores físicos, em cada um há cerca de 50 a 60 idosos. Para assegurar a qualidade de vida e bem-estar da terceira idade, a Prefeitura Municipal de Macapá desenvolve o trabalho educativo, além de promover consultas de rotina para os pacientes.

Através das atividades é possível melhorar o condicionamento físico da população da terceira idade, prevenir doenças e reduzir problemas de saúde que ocorrem nessa faixa etária, além de descontrair e ajudar a saúde mental. 

Envelhecer com saúde significa habituar-se a uma rotina que inclui alimentação, exames de rotina e a prática de atividades físicas diárias. “O projeto busca oportunizar os idosos à realização do esporte de uma forma descontraída e ainda proporcionar a interação entre eles. Sair da zona de conforto não é uma tarefa fácil, mas no decorrer dos dias eles percebem a diferença e isso é gratificante”, descreveu o educador físico Mateus Miranda, do projeto Viver é Melhor.

As atividades acontecem nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, no período da manhã. “O idoso que tiver interesse em participar pode ir direto nas UBSs, ou pode ir nos locais onde as atividades estão sendo realizadas, basta levar o cartão do Sus. As atividades são gratuitas”, reforçou Mateus.

Benefícios da pratica de exercícios:

• Auto estima;
• Controle ou diminuição da gordura corporal;
• Força muscular e da densidade óssea;
• Melhora da flexibilidade;
• Melhora no estado de humor;
• Tensão muscular e insônia.