Prefeitura promove ações simultâneas voltadas à saúde da mulher

A Prefeitura de Macapá segue por todo o município com ações voltadas para a promoção e prevenção à saúde da mulher. Nesta sexta-feira, 27, aconteceram duas atividades do Outubro Rosa. Uma delas no bairro Cidade Nova, onde foram disponibilizados dois pontos de atendimento (um na UBS e outro na Igreja Nossa senhora do Carmo). As equipes de Saúde da Família fizeram consultas, coleta de PCCU, entre outras atividades.

 

Outra ação aconteceu no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), onde foram ofertadas às detentas coleta de PCCU; testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites; vacinação; verificação de glicemia e PA; palestras sobre câncer de mama e colo do útero e aula de zumba.

 

“É importante a inclusão delas na programação. São pessoas que estão privadas do direito à liberdade, mas os demais, como o acesso à saúde, continuam. Assim como todas as mulheres que tenham vida sexual ativa ou estejam na faixa etária de rastreamento, elas devem fazer seus exames preventivos anualmente”, comentou a coordenadora de Saúde da Mulher, Poliana Valadão.

 

As atividades do Outubro Rosa seguem até terça-feira, 31, com encerramento na Carreta Saúde da Mulher, onde serão ofertadas consultas ginecológicas, coleta de PCCU, testes rápidos, entre outros atendimentos.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa