Prefeitura promove ação de combate ao trabalho infantil na zona norte de Macapá

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu ao longo desta semana uma ação de abordagem social na Feira do Pacoval. A atividade feita em alusão ao mês de combate ao trabalho infantil foi desenvolvida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Liberdade, que atende a toda a zona norte de Macapá.

Os casos foram detectados e encaminhados aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Amor e União, que atendem os bairros da zona norte.

“Realizamos um trabalho conjunto com os Cras Amor e União, que promoveram a visita domiciliar para verificar a realidade social das famílias. Por sua vez, as mesmas recebem a nossa intervenção, onde orientamos sobre prática do trabalho infantil, que deve ser combatida”, pontuou o coordenador do Creas Liberdade, Roseny da Costa.

Durante a ação, a equipe abordou 15 casos onde crianças e adolescentes estavam em situação que configura trabalho infantil, sendo 06 meninos e 09 meninas.

Segundo o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, 1,8 milhão de crianças e adolescentes foram submetidas ao trabalho infantil em 2019 no Brasil, sendo em sua maioria, meninos de pele negra entre 16 e 17 anos.

Vithória Barreto (Com informações da Agência Brasil)