Prefeitura organiza espaço provisório para receber feirantes na reta final da construção do Shopping Popular

A Prefeitura de Macapá iniciou a montagem de um espaço provisório para receber os trabalhadores da Feira do Caranguejo, que atualmente ocupam a frente do prédio do Shopping Popular, que está em obras. A transferência dos feirantes para o novo local está prevista para a próxima segunda-feira (08) e permitirá que o município avance na conclusão da obra que vai abrigar os trabalhadores definitivamente.

O espaço provisório está sendo montado entre as ruas São José e Rio Maracá, no centro da cidade, e contará com estrutura coberta e banheiros químicos. A Prefeitura já realizou o trabalho de limpeza e requalificação asfáltica no trecho para dar mais qualidade aos trabalhadores durante esse período. Os serviços são realizados pelas secretarias municipais do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), e Obras e Infraestrutura (Semob).

De acordo com Emanuel Bentes, titular da Semtradi, para que essa mudança aconteça sem prejuízos para os feirantes, foi feito um planejamento logístico. “Nós precisamos concluir a parte que está pendente da obra, que é toda a área ao redor do prédio, onde os feirantes estão. Ainda precisamos fazer o serviço de paisagismo, que vai deixar o shopping mais atrativo. Para que isso aconteça, tomamos essa decisão para entregar esse espaço aos trabalhadores o mais rápido possível”, disse o secretário.

No grupo de trabalhadores que serão remanejados, estão os vendedores de frutas, camarão, hortaliças, peixe, caranguejo, farinha e queijo. Feirantes que ajudam a construir a história do local, como Seu Raimundo Monteiro, que vende seus produtos há dez anos na feira.

“Nós sabemos que precisamos sair para que a obra do novo prédio possa ser entregue o mais rápido possível. A Prefeitura está limpando e arrumando tudo para nossa mudança. O que nós da feira queremos é um local para trabalhar, porque dependemos desse trabalho para sustentar nossas famílias,” ressaltou o trabalhador.

Obra
A obra do Shopping Popular está 90% concluída e custou R$ 3.982.125,27. Os recursos da construção são provenientes de emenda parlamentar destinada pelo senador Davi Alcolumbre (DEM/AP). Nesta última etapa, serão realizados os serviços de pavimentação, urbanização, paisagismo e revestimento.

Narah Pollyne e Giugiliane Meirelles
Secretaria Municipal de comunicação Social