Prefeitura organiza atividades comerciais no Residencial São José

Com o objetivo de estimular a organização da atividade comercial no Residencial São José, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e a Coordenadoria de Habitação da Prefeitura de Macapá estiveram reunidas na quarta-feira, 25, com os moradores que comercializam no local para discutir um projeto de um centro comercial.

 

A Semdec iniciou o trabalho em dezembro de 2016, fazendo visita e cadastro dos moradores que exercem atividade comercial. Mas, para garantir que todos participem, o titular da pasta, Lucas Abrahão, estabeleceu até o dia 3 de fevereiro para aqueles que não foram cadastrados fazer o procedimento.  Serão oferecidas oficinas e palestras para os empreendedores populares, além de elaboração do projeto de um centro comercial para captação de recursos federais.

 

“Queremos decidir junto aos empreendedores, buscando atender as suas necessidades. Mas também queremos prepará-los para desenvolver suas atividades e incentivá-los a se formalizar, mostrando as ferramentas, capacitando-os e orientando-os”, ressaltou o secretário Lucas.

 

Segundo a coordenadora Operacional de Habitação, Márcia Lima, esse trabalho será feito em etapas, pois, além da Semdec, outros órgãos estarão envolvidos, como a Vigilância em Saúde, que é essencial para garantir uma comercialização sem risco à saúde dos consumidores.

 

Outras reuniões serão feitas com os empreendedores. Mas a equipe da Semdec espera que em fevereiro já possa iniciar cursos de capacitação para os cadastrados. Até o momento, estão no cadastro da secretaria 47 moradores.

 

Para a moradora Catarina dos Santos, que vende açaí com o marido, a ideia do centro é bem aceita. Ela gostou muito de poder participar das oficinas. “Vendemos bastante aqui. Além do açaí, comercializamos farinha de mandioca e de tapioca. Melhorar nossas vendas e aprender como administrar nosso negócio é muito bem-vindo. E queremos ajudar também dando ideias para esse centro, pois sabemos como são as coisas por aqui. Que bom que estamos sendo chamados pela prefeitura a participar de tudo isso”.

 

Pérola Pedrosa/Asscom Semdec