Novo ponto fixo de testagem é ofertado para pacientes com sintomas leves de Covid-19

Testes serão realizados na quadra da Igreja Jesus de Nazaré. Pacientes com comorbidades ou sintomas graves devem procurar uma unidade de referência.

Por Ivo Pantoja - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Testagem será destinada a pacientes com sintomas leves | Foto: Arquivo PMM

A Prefeitura de Macapá passa a ofertar, a partir desta quarta-feira (2), um ponto fixo de testagem para pessoas com sintomas leves de Covid-19, como tosse, espirros e febre. O ponto funcionará na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, localizada na rua Leopoldo Machado, no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

“Esse novo ponto de testagem vai ajudar a diminuir o fluxo das unidades que estão em atendimento de Covid, que são os pacientes mais instáveis e precisam de assistência médica e emergencial”, afirma a secretária municipal de Saúde, Dra. Érica Aymoré.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ressalta que os cidadãos com comorbidade ou que estiverem com sintomas mais graves da doença, como dificuldades para respirar, perda da força física ou confusão mental, devem se dirigir ao atendimento emergencial nas unidades de referência, que são a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Covid Santa Inês, Marabaixo e Marcelo Cândia.

Reteste
No ponto fixo de testagem também será ofertado o reteste para pacientes com cinco dias de evolução da doença e que já estejam há 24h sem sintomas. A Secretaria Municipal de Saúde organizou uma equipe específica para realizar o procedimento.

A oferta é realizada em parceria com o Ministério da Saúde e Governo do Estado do Amapá, que forneceram os testes.