Prefeitura, Ministério Público e Sebrae firmam parceria para realização da 3ª temporada do Luau na Samaúma

Outubro chegou trazendo na bagagem a 3ª temporada do Luau na Samaúma. Para dar início à programação, a Prefeitura de Macapá, o Ministério Público do Amapá e o Sebrae-AP assinaram nesta segunda-feira, 30, o Termo de Cooperação Técnica para a realização do evento, que já tem data marcada para os dias 11 de outubro, 15 de novembro e 13 de dezembro.

A programação, que já está no calendário do macapaense, acontecerá como as duas primeiras edições, em frente à sede do Ministério Público Estadual, na orla do Araxá. O objetivo é levar lazer e cultura, promover a ocupação e cuidados com os espaços públicos.

 

De acordo com o prefeito de Macapá, Clécio Luís, a realização do evento tem o objetivo de ocupar locais públicos, gerar renda e fomentar o turismo. “O Luau virou uma marca, que é esse espaço da Praça da Samaúma. A prefeitura tem essa política de ocupação dos espaços públicos, com desenvolvimento de atividades, que vêm desde a Fazendinha, passa também por aqui, no complexo do Araxá, movimentando e aquecendo a economia, o turismo e a cultura de nossa cidade”, destacou.

 

A prefeitura ficará responsável pela limpeza, segurança, por meio da Guarda Municipal, ordenamento dos empreendedores, divulgação e promoção do evento, ordenamento de trânsito, cadastramento de empreendedores que trabalharão na área, como expositores e vendedores dos mais diversos produtos, mapeamento turístico, licenciamento do evento, além da estrutura de sonorização, iluminação e atrações culturais.

 

Para a procuradora-geral de Justiça do Estado, Ivana Cei, além de aquecer a economia, o Luau na Samaúma possibilita a aproximação do público das instituições. “Incentivamos e aquecemos a economia dos artesãos, artistas e trabalhadores informais. O evento aproxima o público dos órgãos. Este contato entre entidades e cidadão resulta em um congraçamento que possibilita que os interesses sejam convertidos para o bem público”, comentou.

 

Além da melhoria no atendimento, com cursos de qualificação aos empreendedores, o Sebrae-AP será responsável pela montagem do espaço de gastronomia; Organização e capacitação do espaço de economia criativa; Organização e realização de oficinas infantis denominadas “Oficinas minichef”; Realização de Pesquisas de Satisfação e Geração de Negócios do evento. “Iremos trabalhar com os empreendedores, fazendo ações de capacitação como pontos entre seleção, uniformização e atendimentos; além da pesquisa de satisfação que nossa equipe fará no local junto ao público. O evento já é um sucesso e viemos somar com nossa experiência”, pontuou o superintendente do Sebrae/AP, Waldeir Ribeiro.

 

O Ministério Público do Estado do Amapá será responsável por organizar a iluminação da praça nos dias de evento, divulgação e, por meio de seu Gabinete Militar, promover a segurança do evento. O Luau contará com shows de artistas locais, exposições e outras atrações que ainda estão em definição, e, claro, com a gastronomia local. A programação ocorrerá sempre as sextas-feiras e repetirá a fórmula aprovada pelo público nos anos de 2017 e 2018.

 

Estiveram presentes na assinatura o chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do MP/AP, promotor de Justiça João Paulo Furlan; a assessora técnica Alcilene Cavalcante; o diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo, Paulo Brito; a diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Marina Beckman e a diretora técnica do Sebrae/AP, Marciane Costa.

 

Amelline Borges

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Nayana Magalhães