
A Prefeitura de Macapá levou até o distrito de Santa Luzia do Pacuí a ação de coleta para exames laboratoriais, nesta terça-feira, 21. Foram oferecidas análises de rotina, como hemogramas, urina e tipagem sanguínea e de sorologia, voltadas para o acompanhamento de pré-natal, como os de rubéola e toxoplasmose, além de exames hormonais, como o PSA, que detecta alterações na próstata.
Durante a manhã, foram feitos 150 atendimentos, entre eles grávidas, idosos e crianças. A ação dá continuidade a um cronograma executado desde 2015 pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), onde as equipes se deslocam para diversos distritos para a realização das coletas. “Nossa proposta é ampliar o número de comunidades atendidas para 2018”, disse o diretor de Laboratório de Macapá, Maikon Amaral.
O Bailique será a próxima parada da equipe, onde permanecerão por pelo menos uma semana percorrendo pelo menos cinco comunidades. O funcionamento dos laboratórios na rede básica de saúde garante a continuidade do atendimento ao paciente, pois com o resultado em mãos ele retorna ao médico para receber o diagnóstico e dar início ao tratamento para as enfermidades apontadas nos exames.
Em Macapá, as unidades Marabaixo; Rubim Aronovitch, no Santa Inês; Pedro Barros, na Fazendinha; Marcelo Cândia, no Jardim Felicidade; e Perpétuo Socorro são referência na realização de exames laboratoriais, fazendo agendamento e coleta de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h. No turno da tarde acontece somente entrega de resultados e informações.
Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa