Prefeitura lança cartilha de volta às aulas para escolas municipais e particulares

A Prefeitura de Macapá lançou nesta semana, uma cartilha com orientações para a implementação de medidas sanitárias de combate à proliferação do novo coronavírus. A ideia é tornar mais acessível as informações sobre as medidas de prevenção que devem ser adotadas nas escolas, com a liberação das aulas presenciais para as turmas do 5° ano do ensino fundamental. A cartilha virtual traz orientações gerais e foi compartilhada com a comunidade escolar.


O secretário municipal de Educação, Edielson de Souza, afirma que a medida é necessária para ampliar o conhecimento acerca dos cuidados que devem ser tomados durante a participação dos estudantes nas atividades escolares presenciais.


“O decreto que liberou as aulas presenciais das escolas particulares e de um segmento das escolas municipais condiciona esse retorno a uma série de medidas sanitárias. Então essa cartilha busca propagar esse direcionamento para que esse combate ao coronavírus seja feito de maneira compartilhada, com toda a comunidade escolar”, enfatiza o secretário.

Volta às aulas
O Decreto Municipal n° 2.992/2021-PMM autoriza o retorno das atividades escolares presenciais em escolas públicas municipais e particulares. Nas unidades escolares do município o retorno foi autorizado apenas para o segmento do 5° ano do Ensino Fundamental. Na rede privada, as aulas presenciais foram autorizadas para turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Para ambas, o retorno presencial é permitido apenas no formato de rodízio, com capacidade de 50% da turma e cumprimento rígido das medidas de segurança e prevenção.


Confira a cartilha: