Prefeitura intensifica trabalho de desobstrução e limpeza em canais e bueiros para evitar alagamentos em período de chuva em Macapá

A Prefeitura de Macapá intensificou a desobstrução e limpeza em canais e bueiros da cidade. O trabalho é preventivo e tem como objetivo evitar alagamentos durante as chuvas mais intensas, que já começam a cair na capital amapaense. Em alguns pontos, equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana precisaram do auxílio de máquinas para fazer a remoção do lixo que estava obstruindo a saída das águas.

Nesta segunda-feira, 23, os serviços acontecem de forma simultânea em vários pontos, entre eles canais do Beirol, Santa Rita e Nova Esperança, entorno do Deck da Rua Hildemar Maia, canal da Rua Professor Tostes com a Avenida Procópio Rola, Raimundo Álvares da Costa, Novo Horizonte e Bosque do Conjunto Ipê. No centro da cidade, os trabalhos precisaram ser redobrados. Na entrada de alguns bueiros há um volume grande de papelão, dificultando o escoamento da água da chuva.

Na Avenida 13 de Setembro, bairro Nova Esperança, uma grande quantidade de lixo foi retirada, maioria garrafas PET e sacolas plásticas. O trabalho precisou acontecer de forma manual devido ao difícil acesso ao local. Toda a extensão do canal recebeu a limpeza. Cerca de 30 toneladas de entulho foram removidas. Já no canal do Beirol com a rodovia Juscelino Kubitscheck, os profissionais precisaram do auxílio de uma escavadeira hidráulica e retroescavadeira para a desobstrução do canal, que estava coberto de lixo e de densa vegetação.

Durante a ação, o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Gonçalves, que está acompanhando de perto os trabalhos, ressaltou que a limpeza dos canais e bueiros é mais uma frente de serviço essencial da prefeitura e de controle de alagamentos, com o objetivo de melhorar o fluxo das águas da chuva. “Esse é um trabalho de rotina. Mas, com a chegada das chuvas intensas, estamos reforçando os serviços para evitar transtornos à população”, explicou.

Durante os trabalhos, as equipes constataram mais uma vez que os transbordamentos dos canais e, consequentemente, os alagamentos são provocados pelo aterro de áreas de ressaca, acúmulo de lixo arrastado pelas chuvas, além do despejo incorreto de resíduos pelos próprios moradores. Nesses locais é possível encontrar restos de materiais de construção, carcaça de móveis e eletrodomésticos, pneus, garrafas PET e de vídeo.

“O serviço de limpeza e desobstrução, para evitar alagamentos, subida do nível da água e outros transtornos, está acontecendo diariamente. Mas a colaboração da população em não despejar lixo nessas áreas é de fundamental importância para que problemas dessa natureza não ocorram outras vezes”, concluiu o secretário.

A ação tem como objetivo melhorar o escoamento das águas no período de chuvas, evitando alagamentos nas vias e residências próprias. A medida é feita de forma preventiva e a prefeitura pede que a população denuncie a prática ligando para o Disk Denúncia, pelo número (96) 99970-1078, ou se dirigir ao prédio da Zeladoria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na zona sul de Macapá.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação