Prefeitura iniciará ação itinerante para ampliar atendimento do Programa ID Jovem em Macapá

A Prefeitura de Macapá iniciará às 10h, desta segunda-feira, 6, a ação itinerante para ampliar o Programa ID Jovem na capital amapaense. O objetivo da atividade é contemplar 37 mil jovens do município. Em todo estado, existem 80 mil jovens aptos a serem atendidos pelo programa. A caravana irá percorrer os bairros e distritos da cidade durante este mês.

 

A equipe da Prefeitura de Macapá será composta pela Coordenadoria de Juventude e Secretaria de Assistência Social e Trabalho, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). De acordo com o coordenador de Juventude, Otto Ramos, a caravana irá percorrer os principais pontos de concentração de jovens das zonas urbana e rural da cidade. “A ação conjunta é justamente para buscar atender o maior número de jovens de Macapá. Iremos às escolas, faculdades e comunidades quilombolas, para que eles possam acessar esse benefício”, informa.

 

A ação também contará com o suporte da técnica da Secretaria Nacional de Juventude, Cíntia Soares, que explica a dinâmica das atividades. “Iremos às unidades de ensino para fazer emissão do ID Jovem, não iremos fazer o Cadastro Único. As equipes do Cras irão apenas atualizar e corrigir erros. Quem tiver com o cadastro excluído ou não tiver cadastro, os jovens terão que procurar os Centros de Referência de Assistência Social dos bairros”.

 

O ID Jovem

 

É um programa do Governo Federal que visa atender jovens entre 15 e 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos. Concede ao jovem o direito à meia-entrada em cinema, teatro, shows, eventos esportivos, duas vagas gratuitas em viagens interestaduais e duas vagas, com 50% de desconto, em viagens interestaduais.

 

Para acessar o programa, os jovens devem ter o Número de Identificação Social (NIS). Caso ainda não possua esta documentação, deverá fazer o Cadastro Único (CadÚnico) nos Centros de Referências de Assistência Social de Macapá.

 

Endereços dos Cras:

– Cras Nova Esperança: Centro Comunitário, na Av. Padre Vitório Galiano;

– Cras CEU das Artes: Avenida Carlos Cortês, no Infraero II;

– Cras Cidade Nova: Av. Rio Japurá, n°458, Perpétuo Socorro;

– Cras Fazendinha: Rua do Matadouro, n°639;

– Cras Pedrinhas: Complexo Macapá Criança, Rua Exército da Redenção;

– Cras Santa Inês: Rua General Rondon, nº 2.664.

 

Cliver Campos

Assessor de comunicação/Comjuv