Prefeitura inicia limpeza no canal do Igarapé das Mulheres

“Esperamos dez anos para ter essa reivindicação atendida”, disse o barqueiro Antônio Carlos Oliveira, que todos os dias utiliza o Igarapé das Mulheres para escoar seus produtos. Na segunda-feira (19), a Prefeitura de Macapá começou a ação de retirada da vegetação nativa e lixo que estavam ocupando grande parte do local, no bairro Perpétuo Socorro, zona leste da capital.

O empreendedor relata ainda que o excesso de mururés e canaranas vinha dificultando a atracação no local e que agora o problema está sendo resolvido.

Cerca de 30 homens da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana estão no local tendo o auxílio de máquinas para agilizar o serviço, que deve ser concluído em duas semanas.

O secretário de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, acompanhou a ação e conversou com empreendedores e moradores do entorno do igarapé. “As reclamações chegaram até nós na semana passada. Segundo informações, há dez anos o local não recebia manutenção. Fizemos um planejamento e iniciamos hoje os serviços de retirada da vegetação. A partir de agora a atracação de embarcações será mais tranquila e segura”, avaliou o secretário.

Durante os trabalhos foi identificada grande quantidade de lixo doméstico e entulho, tanto às margens do rio como no entorno. São garrafas pet e de vidro, sacolas plásticas, pneus, restos de materiais de construção e carcaças de eletrodomésticos.

“O lixo que encontramos aqui, somado ao acúmulo de vegetação, tem dificultado os serviços. Por isso pedimos que a população não volte a descartar esses entulhos e nem seu lixo doméstico”, disse Bruno Baía, coordenador de Canais e Ressacas da Zeladoria Urbana.

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana dispõe de um disque denúncia pelo número (96) 99970-1078. As queixas também podem ser feitas no prédio da Zeladoria, na avenida Maria Quitéria, 317, bairro Trem, zona Sul de Macapá.

Mônica Silva
Zeladoria Urbana