Prefeitura inicia desobstrução e limpeza do canal do bairro Nova Esperança

Equipes e maquinários da Zeladoria Urbana fazem a retirada de lixo do canal localizado na zona sul da capital. Serviços devem ser concluídos até o fim de novembro.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

A Prefeitura de Macapá começou nesta quarta-feira (17) a limpeza e desobstrução do canal do bairro Nova Esperança, zona sul da cidade. O trabalho tem finalidade preventiva para dar maior vazão às águas das chuvas e evitar alagamentos.

Para executar os serviços, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana está utilizando um trator, duas caçambas e uma lancha. As equipes também fazem a limpeza manual e caminhões atuam no recolhimento dos resíduos. A ação deve ser concluída até o fim deste mês.

O Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, tem acompanhado os serviços e conversado com moradores da área sobre a importância de manter o canal limpo. Ele reforçou o apelo para evitar os alagamentos durante as chuvas. “Essa limpeza irá minimizar os impactos causados pela chuva e a população tem que ajudar não jogando mais lixo no canal”, disse.

De acordo com Leonilson Penha, coordenador de Canais e Áreas de Ressaca da  Zeladoria Urbana, o descarte irregular de lixo nesses locais ainda é um problema. “Sempre tiramos  eletrodomésticos, móveis e pneus de carros. Isso compromete o sistema de drenagem e dificulta a vazão da água, resultando em alagamentos”, avaliou.

Para queixas e reclamações sobre o descarte incorreto de lixo, a pasta dispõe do número (96)  99970-1078. O ato é considerado crime e pode também ser denunciado no prédio da secretaria, na Avenida Maria Quitéria,317, bairro do Trem, zona Sul de Macapá.