Prefeitura inicia curso sobre a nova plataforma de tributação

A iniciativa visa mostrar a funcionalidade do sistema ao público.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A segunda fase da mudança do sistema de tributação do município iniciou nesta terça-feira (14). A atividade que acontece na Sala de Conhecimento, no Sebrae Amapá, é direcionada é direcionada pessoa jurídica e física prestadoras de serviço, contabilistas, escritórios de contabilidade e instituições financeiras, que estão conhecendo as funcionalidades da nova ferramenta.

O curso acontece diariamente e são ofertadas duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde. Durante o treinamento os participantes aprendem na prática como fazer a emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), apuração do ISSQN e emissão da guia de recolhimento via declaração eletrônica.

A prestadora de serviço Geisalina Munis foi uma das participantes da primeira turma do curso. A profissional diz que é fundamental aprender como utilizar o novo sistema e isso evita que o usuário cometa algum erro na hora de emitir o documento. “Às vezes a gente se complica na hora da emissão da nota fiscal de prestação de serviço e esse momento é importante para que a gente observe o que mudou e como será esse processo”, disse.

As ultimas turmas serão ofertadas na sexta-feira (17) e para participar, o usuário deve acessar o formulário disponibilizado no site da Prefeitura, através do endereço macapa.ap.gov.br.

O novo sistema disponibilizado pela Prefeitura de Macapá entrará em operação no dia 20 de dezembro e entre os dias 16 e 19 de dezembro a plataforma estará inoperante devido a migração das informações da Prefeitura para o banco de dados da nova plataforma. Nesses dias não será possível emitir notas fiscais ou qualquer outro tipo de serviço disponível no sistema.