Prefeitura inicia cadastro domiciliar e territorial no Conjunto Habitacional Macapaba

No decorrer da próxima semana será realizado a varredura cadastral que busca atender  cerca de 20 mil moradores que residem no local.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde 

Neste sábado (8) as equipes de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estiveram no Conjunto Habitacional Macapaba para a realização do Cadastro Domiciliar e Territorial. O cadastro tem a função de levantar a quantidade populacional dos moradores que serão atendidos na UBS Macapaba I, assim como registrar as necessidades de saúde dos habitantes. 

A ficha para o Cadastro Domiciliar tem como objetivo registrar as características socioassistenciais dos domicílios no território. Por meio dela, é possível registrar as enfermidades da população pela equipe de saúde. As informações presentes na ficha são relevantes porque compõem indicadores de monitoramento e avaliação para as Redes de Atenção à Saúde.

“O cadastro vai ocorrer da área que abrange a UBS Macapaba I, o conjunto habitacional, para a contagem de pessoas que atendemos e mapear o número de grávidas para pré-natal, assim como verificar as enfermidades que os moradores da região possam ter e iniciar o tratamento na atenção básica, evitando que esses casos evoluam para um quadro mais grave”, comenta a subsecretária de Saúde, Alessandra Reis.

No decorrer da próxima semana será realizado a varredura cadastral que busca atender cerca de 20 mil moradores que residem no local.

O Conjunto Habitacional Macapaba, na zona norte de Macapá, recebeu no ano de 2021 uma Unidade Básica de Saúde (UBS) porte IV. A unidade é a maior de atenção primária do município e atenderá, principalmente, os mais de 20 mil moradores do habitacional.