Skip to content

Prefeitura inicia acompanhamento em saúde dos beneficiários do programa Auxilio Brasil

Quem não compareceu nas unidades básicas de saúde em 2021 deve atualizar os dados essenciais para continuar recebendo o benefício.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia neste mês de janeiro o acompanhamento da condicionalidade de saúde dos beneficiários do programa Auxilio Brasil, antigo Bolsa Família. Crianças de até 7 anos de idade, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes fazem parte do público-alvo do acompanhamento que ocorre duas vezes ao ano.

O primeiro semestre inicia neste mês de janeiro e encerra em junho deste ano. Beneficiários do programa que não compareceram nas unidades básicas de saúde (UBS) em 2021 devem atualizar os dados essenciais para continuar recebendo o benefício.

“Ressaltamos que a atualização das informações de saúde da criança é de suma importância para que as famílias continuem recebendo o Auxilio Brasil. Na unidade será realizada avaliação nutricional e orientação alimentar, atualização das vacinas, suplementação de vitamina A e suplementação de ferro para crianças de 6 meses até 2 anos”, explicou a chefe da Divisão de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro.

O atendimento é ofertado na rotina de todas as unidades básicas de saúde, no período da manhã e tarde. “No acompanhamento, conseguimos verificar como está a situação nutricional das crianças e atualizar os dados do familiar. Para aqueles que não forem atendidos de imediato, a unidade irá agendar o serviço, garantindo o atendimento do beneficiário com o nutricionista”, concluiu Olga.

Condicionalidades do programa Auxilio Brasil
Proporciona acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento, e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos e pré-natal das gestantes, além de acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos. Ao comparecer à UBS, os beneficiários devem levar a caderneta de saúde (SUS), cartão do NIS e a caderneta de vacinação das crianças. Se a mãe estiver grávida, deve levar também a caderneta de gestante.