Prefeitura inicia ações do Gabinete Itinerante em UBSs de Macapá

Iniciativa vem para facilitar o diagnóstico de cada unidade por meio do diálogo com servidores e pacientes.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Ação iniciou na UBS Rosa Moita e foi condiza pela titular da Semsa, Érica Aymoré  | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Com a finalidade de melhorar os serviços prestados à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Prefeitura de Macapá iniciou nesta quarta-feira (8), as ações do Gabinete itinerante fazem parte do programa Saúde para Todos, o maior plano de ação anunciado pela gestão municipal. A iniciativa tem 20 atividades e projetos que estão sendo desenvolvidos ou serão implantados ainda no primeiro semestre de 2022.

A primeira atividade do Gabinete Itinerante aconteceu na UBS Rosa Moita, no bairro Nova Esperança, quando a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Érica Aymoré, acompanhada pela Coordenadoria de Acompanhamento das Unidades Básicas de Saúde (Caubs), que acompanharam a dinâmica dos atendimentos. Além disso, as à gestão da pasta ouviu as demandas necessárias para melhorar e aprimorar os serviços da unidade.

“Nosso objetivo é identificar quais são as principais demandas e quais unidades precisam ampliar ou até mesmo aderir a novos tipos de atendimentos. O intuito também é ouvir os profissionais que atuam nesses locais, assim como o munícipe que recebe o serviço”, destaca a secretária.

A ação do Gabinete Itinerante também aconteceu na UBS Leozildo Fontoura, no bairro zerão. Na unidade, a visita foi conduzida pela subsecretária de Assistência à Saúde, Alessandra Reis, que verificou os serviços ofertados e fez a vistoria nas salas da unidade.

“Nosso trabalho também é observar o fluxo de cada UBS e entender de que forma podemos agilizar esses atendimentos. As visitas serão semanais, sempre no horário de serviço da unidade para dialogarmos com diretores e com a comunidade”, explica.

Gabinete Itinerante
A ação é uma forma de facilitar o diagnóstico das UBSs e as vistorias também acontecem nos distritos da capital. As atividades executadas estão integradas ao programa Saúde Para Todos, que abrange a atenção primária, média complexidade e serviços itinerantes.

Subsecretária de Assistência à Saúde, Alessandra Reis, com parte da equipel da UBS Leozildo Fontoura  | Foto: Ana Cleide Torres/PMM