Prefeitura garante aluguel social para famílias que habitam na área de invasão no bairro Santa Inês

Na manhã desta sexta-feira (09), a Prefeitura Municipal de Macapá, por meio das secretarias municipais de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) e de Assistência Social (Semas), receberam as famílias que habitam de forma irregular na área localizada no bairro Santa Inês. As oito famílias foram cadastradas para inclusão no benefício do Aluguel Social.

Na quinta-feira (08), a Prefeitura notificou as famílias por ocupação indevida do local, o espaço invadido será destinado para a construção de equipamentos públicos. “Os fiscais já haviam notificado essas famílias anteriormente, essa área invadida está destinada para construção de equipamentos da Prefeitura de Macapá, e por isso, não pode ser habitada. Ontem, retornamos para fazer a retirada da marcação de terreno, com intuito de coibir que mais pessoas invadissem o local. Reforçamos que a prefeitura não irá demolir essas casas sem ter um lugar para que essas pessoas possam ficar. Estamos buscando a melhor solução para levar dignidade a essas pessoas”, explicou o secretário da Semhou, Rafael Martins.

Segundo a secretária de Assistência Social, Patrícia Ferraz, as famílias serão acolhidas e receberão toda a assistência. “Essas oito famílias receberão o benefício em caráter de urgência, o valor do aluguel social poderá ser renovado até o restabelecimento da parte financeira e social da família. Essas pessoas não irão ficar desemparadas, a Prefeitura, através da Semas garante o benefício e junto com a Semhou vamos buscar novos espaços para o deslocamento dessas pessoas”. Pontuou a secretaria.

Dona Maria Vanderleia dos Santos Araújo, de 47 anos, reside há um mês no local e diz ter ficado satisfeita com o diálogo estabelecido com os secretários. “Pra mim que tenho uma filha e um neto para criar e trabalho como diarista, receber o auxílio vai ajudar bastante, com a renda que eu ganho não daria para custear o aluguel, agradeço a prefeitura por ter nos recebido e tenho certeza que agora poderei ter um lugar digno para morar”.

Aluguel Social
Aluguel Social é um recurso assistencial destinado a atender, em caráter de urgência, famílias que se encontram sem moradia. A família beneficiada recebe o valor de R$ 350 por mês, equivalente ao custo de um aluguel popular. O benefício é pago pelo período de três meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Ana Cleide Torres
Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano