Prefeitura faz avaliação nutricional em crianças da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Macapá fez nesta quarta-feira, 5, avaliação nutricional de 63 alunos de 3 e 4 anos de idade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luzia Costa, localizada no distrito do Coração. Essas crianças participam do programa NutriSUS, do Governo Federal, executado em parceria com as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), que visa diminuir os índices de anemia por meio da complementação alimentar.

 

Na rede municipal de ensino, somente a Escola Luzia da Costa trabalha com a faixa etária de 3 anos de idade, por isso, é a única que participa do NutriSus. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro, a suplementação é importante para o bom desenvolvimento e crescimento das crianças. “São distribuídos sachês com um pó de vitaminas e minerais para adição na comida, que fornece a quantidade de nutrientes necessária para o desenvolvimento saudável. Não estamos substituindo a merenda escolar. A fortificação apenas complementa a alimentação diária que esses estudantes recebem”.

 

A manipulação é feita pelas merendeiras e há todo o acompanhamento. Cada criança recebe um sachê por dia na refeição ofertada na escola, cumprindo um ciclo de 60 sachês ofertados. Depois ocorre um intervalo de 3 a 4 meses e o período é reiniciado até que a criança complete quatro anos de idade. O suplemento não altera o sabor do alimento e não causa irritação gástrica.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa