Prefeitura empossa novos conselheiros municipais de Direitos da População LGBT+

Na segunda-feira (17), a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH) e Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade, empossa os novos conselheiros representantes da sociedade civil e poder público do Conselho Municipal de Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis (CMLGBT), para o biênio 2022/2024.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, que presidiu a cerimônia, destacou o compromisso da gestão com toda a população macapaense e nos direitos pertencentes a todos.

“Sabemos da importância desse momento, por isso, marcamos de imediato esse evento. Buscamos englobar todos os segmentos na nossa gestão, todos terão respeito. Estamos buscando construir políticas públicas que atendam os diretos da população LGBT+”, disse.

A eleição, que ocorreu no fim do mês de novembro, teve a disposição de 2 vagas para cada  segmento pertencente ao CMLGBT para titulares e suplentes. O edital publicado foi lançado no inicio do mês de novembro de 2021 e seguiu todas as diretrizes exigidas para a realização da eleição. A gestão do Conselho anterior montou uma comissão eleitoral para que a eleição seguisse todas as normas do regimento interno e os novos conselheiros fossem eleitos.

“Através deste órgão colegiado conseguimos fiscalizar as políticas públicas realizadas pela Prefeitura. A partir disso, conseguimos ratificar metodologias públicas para a comunidade LGBT e promover a cidadania dessas pessoas”, pontuou a presidente do CMLGBT, Dandara Souza.

Foram preenchidas as vagas de quatro seguimentos, sendo eles: Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais. O segmento Travesti não obteve inscritos, mas futuramente haverá uma chamada pública para o preenchimento da vaga.

“É importante assumir uma cadeira enquanto pessoa trans não binária, justamente para  propor e discutir as nossas demandas que, geralmente, são esquecidas ou invisibilizadas pelo próprio movimento social, inclusive poder público. Trans e Travestis costumam ser sempre desconsideradas ou não consultadas sobre políticas públicas e poder ocupar esse órgão colegiado é um modo de avisar e convidar: estamos aqui e vamos continuar lutando pela garantia de direitos e dignidade”, contou Céu Leehi, conselheire do segmento Transexual.

Os candidatos, candidatas e candidates representantes da sociedade civil empossados foram:
Segmento Lésbico: Joanne Costa Gomes (Titular), Eliza Carla dos Santos Baía ( Titular)  Selma Simone Seixas Marinho (Suplente).
Segmento gay: Reginaldo Silva de Souza (Titular), Ruan Sanner Cavalcante da Silva (Titular)  Jhonatan Bruno Pereira Picanço (Suplente).
Segmento bissexual: Adriano Silva Santos ( Titular), Caroline Dandara Picanço Souza (Titular), Gisela Karine Silva da Silva (Suplente).
Segmento Transexual: Alexandre Morais de Oliveira (Titular), Céu Leehi (Titular), Rafaela  de Souza Mendes (Suplente).

Os candidatos, candidatas e candidates representantes do poder público municipal empossados foram:
GAB. CIVIL: Rafaela Esteffans de Sousa Mendes (Titular),  Léa Maria Araújo Souza (Suplente).
SEMAS: Luan Souza Martins (Titular), Ingridi Cristine de Lima Machado (Suplente).
SEMTRADI: Diogo dos Santos Pantoja (Suplente), Rosângela Souza Martins (Suplente).
SEMSA: Bruno Rodrigo  de Sousa Pereira ( Titular),Fernando Lima Oliveira (Suplente).
SEMPLA: Ione Patrícia Souza Santos (Titular), Adriane Valéria Picanço (Suplente).
FUMCULT: Pablo William Ferreira Sena (Titular), Sérgio Manuel Sudário Leite (Suplente.
GCMM : Beatrice Borges de Alencar (Titular), Maria Soares de Moura (Suplente).
MACAPATUR: Hilda Telles de Sousa Lima (Titular), Elzo Barreto (Suplente).
SEMED: Simone Alves de Jesus (Titular), Bruno Marcelo (Suplente).
IMPROIR: Vanderline Lorrane Ramos do Santos ( Titular), Hellen Krystina Costa de Oliveira (Suplente).