Prefeitura e Sesc oferecem serviços de saúde para crianças da escola de educação infantil Pequeno Príncipe

A atividade aconteceu em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), com o objetivo de integrar de forma permanente a educação e saúde nas escolas públicas.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Na manhã de sexta-feira (5) os alunos da escola Pequeno Príncipe participaram da ação ‘Prevenção da violência e promoção da cultura da paz’, que faz parte da programação do Dia D da Saúde da Criança. Foram ofertados serviços de saúde, além de várias brincadeiras recreativas.

A ação mostrou para os alunos orientações de como agir diante de situações de conflito dentro do ambiente escolar e familiar, como explica a psicóloga Adeilde Pinheiro.

“Trabalhamos hoje uma dinâmica com os pequenos, falando sobre a cultura da paz, utilizamos imagens mostrando situações de conflitos e buscamos observar como essa criança iria reagir durante esta situação. Orientamos como trabalhar as emoções e como pedir ajudar, porque alguns encontram dificuldade na hora de falar sobre as emoções”, disse a psicóloga.

A atividade aconteceu em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), que tem o objetivo de integrar de forma permanente a educação e saúde nas escolas públicas, proporcionando qualidade de vida e bem-estar para a população. Os pais que levaram os filhos para participar das atividades puderam atualizar a caderneta de vacinação dos pequenos.

“As vacinas são fundamentais para prevenir doenças e estimular a produção de anticorpos, vírus, bactérias e outras doenças graves, por isso a imunização através das vacinas é importante. Criança vacinada significa criança saudável”, explicou a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Simone Braga.

Além da vacinação, atendimento psicológico, biodança, teatro, nutricionistas, avaliação multidisciplinar foram ofertados para o público infantil. A ação foi executada em parceria entre a Prefeitura Municipal de Macapá, Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Para os pais que não puderam acompanhar toda a programação e ainda não atualizaram a vacinação dos pequenos, a Secretaria Municipal de Saúde informa que as doses podem ser aplicadas na Unidade Básicas de Saúde (UBSs) mais próxima de sua residência.