Prefeitura e representantes de academias trabalham para construir um protocolo de segurança para uma futura abertura das atividades

Fotos: Cleito Souza

O prefeito de Macapá, Clécio Luís e equipe de governo reuniram-se com a Câmara Municipal de Vereadores, Associação de Empresários de Academias e o Conselho Regional de Educação Física para discutir protocolos e medidas sanitárias para uma possível reabertura das academias na cidade. O prefeito destacou que a abertura gradual dos empreendimentos está sendo feita em fases e que estudam todos os empreendimentos, sempre ouvindo os órgãos de segurança e o Comitê de Saúde.

“De forma alguma, deixamos de lado as academias. Somente tivemos que tomar medidas difíceis nesse tempo de caos da pandemia, e que só estamos abrindo o mercado gradualmente por causa dos números que melhoraram em Macapá em relação aos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde”, disse Clécio.

Na reunião, o presidente da Associação de Empresários de Academia, Ângelo Ronan, apresentou um manual rígido de proteção aprovado pelos membros, baseado nas orientações da Associação Brasileira de Academias do Brasil. “São procedimentos para garantir toda a segurança, como o kit para uso individual, distanciamento dos equipamentos, limite de clientes de acordo com o tamanho das academias. São medidas que foram feitas por profissionais da área e tiveram respaldo de pesquisadores da saúde da Universidade Federal de São Paulo”, informou.

O professor de educação física, Jackson Sandin, reforçou a necessidade dos profissionais que trabalham em academias, que estão sem emprego, e destacou que as atividades físicas também fazem parte da saúde. “Estamos sem trabalho para o nosso sustento. Estamos prontos a ajudar no cumprimento de todos os procedimentos e cobrar dos colegas que cumpram”, informou.

A coordenadora do Conselho Regional de Educação Física do Amapá, Ellen White, intermedia as conversas entre profissionais e empresários da área para encontrar uma forma de que as academias possam abrir e que não coloquem em riscos os clientes, nem os que trabalham nos locais. “Temos 120 academias registradas e todas estão aderindo ao protocolo de segurança. Mas precisamos fiscalizar também as clandestinas, que não estão cumprindo o decreto, e não queremos que estas prejudiquem as que cumprirão”.

O prefeito pediu a todos que possam colaborar para que as medidas sejam cumpridas.  “Precisaremos da ajuda e cooperação de vocês, para que todos os critérios de segurança e saúde sejam feitos e que monitorem e fiscalizem as academias, para que todos estejam preparados para essa possível abertura. Estamos muito confiantes, baseados nos últimos resultados que poderemos dar esse passo nas próximas fases, mas a colaboração é fundamental, de quem trabalha e de quem frequenta”, ressaltou Clécio.

A secretária municipal de Saúde, Gisela Cezimbra, disse que a reabertura dos empreendimentos comerciais está sendo acompanhada pelo Comitê de Saúde e que é feita a análise quinzenal. “Para darmos um passo adiante, precisamos que os dados nos deem garantia que não teremos contaminação. Contamos com a cooperação de todos, principalmente dos estabelecimentos, que estão cumprindo com todas as medidas. Orientamos de todas as formas, mas se não houver resultado, retrocederemos. Não queremos isso, mas será necessário. Nossa meta principal é evitar aglomeração para não aumentar o índice de contaminação do novo Coronavírus”, enfatizou.

Na segunda-feira, 6, o Comitê Técnico da Prefeitura de Macapá reunirá com os representantes das academias e a coordenadora do Conselho Regional de Educação Física do Amapá para elaborar um protocolo de reabertura adequado à realidade local, em acordo com as normas da prefeitura e com as orientações da Associação Brasileira de Academias do Brasil.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação