Prefeitura e moradores do Cidade Nova discutem sobre destinação correta do lixo

Secretários municipais estiveram reunidos com moradores e empreendedores do bairro Cidade Nova para discutir a forma correta de manuseio e o tratamento dos resíduos sólidos produzidos pela comunidade. A grande quantidade de lixeiras viciadas existente no local e a reincidência dos pontos que já haviam sido eliminados pela equipe de limpeza da prefeitura foi o principal foco das discussões, uma vez que sem o apoio e a colaboração da comunidade o trabalho de limpeza e remoção das lixeiras viciadas na comunidade torna-se cada vez mais difícil de combater.

 

Para Ednaldo Guedes, que na ocasião esteve representando os moradores do bairro, a formação das lixeiras em grande parte é proveniente de lixo produzido e despejado no local pela própria comunidade, que não se conscientiza dos prejuízos que causam aos vizinhos e aos demais moradores. “Recentemente, presenciei um morador jogando lixo aqui na orla do bairro. Quando reclamei, primeiramente fui ignorado e em seguida agredido por ele, que se achava no direito de despejar o lixo no local”.

 

No encontro, moradores foram orientados quanto à destinação correta do lixo produzido em suas residências, como o lixo doméstico, que deve ser colocado nas lixeiras nos dias e horários estabelecidos pelo Município. No que se refere à retirada e eliminação de entulho, a equipe de limpeza da prefeitura explicou para a comunidade que este é de responsabilidade de cada morador, que deve contratar um contêiner para a coleta e destinação correta do material, e não simplesmente despejar em via pública como vem ocorrendo.

 

Para a professora Roseane Favacho, uma das medidas que podem ser adotadas pelos moradores seria a implantação de grandes lixeiras em pontos estratégicos do bairro, que facilitaria a coleta do lixo e eliminaria a grande quantidade de lixo espalhado na rua. “É necessário que toda a comunidade se ajude para que possamos acabar com o problema. Com a implantação de lixeiras no bairro, acredito que diminuiria e muito essa quantidade, desde que a comunidade também se conscientize disso, e não utilize o local para descartar entulho”.

 

A proposta do Município é sensibilizar a população quanto ao tratamento correto que deve ser dado a esses resíduos, orientando principalmente quanto aos danos que está causando com a formação das lixeiras, que, além do mau cheiro e da sujeira, aumenta a proliferação de insetos no local, colocando em risco a saúde da própria comunidade.  

 

Até o momento, a prefeitura já catalogou mais de 180 pontos de lixeira viciada, dos quais pelo menos 40 já foram eliminados. Semanalmente, esse número aumenta de acordo com as denúncias da própria população que, por meio do Disk Denúncia (99147-1050) tem ajudado a combater o problema.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semur