Prefeitura disponibiliza dois pontos de vacinação antirrábica na zona norte de Macapá

Ação atende cães e gatos no bairro Sol Nascente e Conjunto Mestre Oscar, localizados na zona norte de Macapá.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Vacinação evita a contaminação e transmissão do vírus da raiva | Foto: Ana Cleide Torres

O Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) oferta, nesta quarta-feira (16), dois pontos para vacinação antirrábica. Donos de cães e gatos poderão levar seus pets no bairro Sol Nascente e Conjunto Mestre Oscar, localizados na zona norte da capital.

A vacinação segue até sexta-feira (18), no horário de 9h às 12h, na quadra da Igreja Santa Tereza, na rua Aluízio de Azevedo, s/n, bairro Sol Nascente e no Centro Comunitário do bairro Mestre Oscar.

De acordo com o chefe da Divisão de Zoonoses, Willian Ribeiro, a vacina é a forma mais eficaz de proteger os animais contra a raiva, vírus que se transmite através da saliva deles.   

“Apesar de controlada, a raiva é uma doença fatal e pode afetar o ser humano. O cuidado deve ser redobrado, principalmente com a vacinação antirrábica. Ela é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os animais saudáveis”, explica.

Em 2021, Macapá vacinou cerca de 50.871 pets. Para este ano, a expectativa é alcançar 62.682 animais imunizados.

Orientação
O responsável deve levar um saco higiênico para coletar as fezes do animal, em caso de necessidade, além do cartão de vacinação em dia.

Imunização
Cães e gatos acima de três meses de idade e com boa saúde podem receber a vacina antirrábica, aplicada em dose única. Fêmeas prenhas ou em fase de amamentação não devem receber o imunizante, assim como animais que estão doentes ou passam por tratamento com anti-inflamatórios ou antibióticos. A imunização desses grupos específicos será realizada somente após a liberação do médico veterinário.