Prefeitura determina horário de estacionamento na orla de Macapá

A pedido dos moradores do bairro Santa Inês, a Prefeitura de Macapá instalou na quinta-feira, 2, a sinalização vertical na Rua André de Oliveira Costa, entre a Av. Pedro Lazarino e a rampa do açaí, informando o horário de estacionamento nesse perímetro, a qual proíbe estacionar das 2h às 6h. O objetivo é minimizar os transtornos que os moradores sofrem no local por conta do alto índice de ocorrências envolvendo o consumo de bebidas alcoólicas, perturbação do sossego provocada por volume alto de sons automotivos, consumo crescente de drogas, entre outras reclamações.

 

Durante o mês de março, os agentes da CTMac orientarão os usuários da via sobre o horário de estacionamento. As multas só serão aplicadas após um mês, caso o motorista insista na infração.

 

Entenda o caso

 

O que provocou essa mudança também foi a Resolução nº 624, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que repassou a reponsabilidade para o Município de fiscalizar som automotivo. A implantação das placas de sinalização vertical proibindo o horário de estacionamento foi um assunto amplamente debatido durante audiências públicas entre CTMac, órgãos de segurança pública, Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), Conselho Tutelar, Polícia Civil, presidente de bairro e proprietários de bares, boates e restaurantes.

 

Alessandra Lameira

Assessora de Comunicação/CTMac